UFPel recebe visita da diretora da Rede de Ensino Superior do MEC

DSC_0010A reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu, na manhã de sexta-feira (11), a visita da diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES), Dulce Maria Tristão. Durante o encontro, os dirigentes puderam tratar de temas como tecnologia da informação, servidores, projetos estratégicos de infraestrutura, orçamento e liberação financeira.

DSC_0031Em 2013, quando ainda não ocupava o cargo de diretora, Dulce, na condição de coordenadora geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Educação (MEC), esteve conhecendo a realidade da Universidade na ocasião. Agora, pôde saber mais sobre o que ocorreu desde então, especialmente em termos de infraestrutura e projetos acadêmicos, e ouvir os pleitos da Universidade.

DSC_0020Dulce pôde atualizar as informações sobre projetos estratégicos de infraestrutura da UFPel já apresentados anteriormente ao MEC, em especial o Condomínio Estudantil, a Laneira (Casa dos Museus), o Hospital Escola, Grande Hotel, Centro de Convivência e Restaurante Universitário do Campus Anglo, Prédio dos cursos de Teatro e Dança, Aulários do Campus Capão do Leão e Centro de Engenharias, reforma do Auditório Wilson de Oliveira do Capão do Leão e Bloco Acadêmico da Faculdade de Medicina. Além disso, a Universidade tratou de alternativas à locação de prédios. Dulce salientou a importância desses projetos e a compreensão, por parte do MEC, de que o planejamento seja efetivado. Ela demonstrou disposição para que as obras possam ser feitas, mas condicionou a liberação de novos recursos ao momento econômico e político do país. Havendo recursos, pontuou, a UFPel deverá estar entre as instituições de ensino contempladas para novos projetos. “Algumas universidades precisam de atenção especial e a UFPel é uma delas. Estamos atentos, se houver possibilidade”, disse.

A liberação financeira, disse, está atrelada à dificuldade de arrecadação de recursos por parte do governo federal, que não tem dado suporte à liberação para órgãos públicos. A normalização pressupõe que a arrecadação de impostos e o desenvolvimento econômico se dêem no nível do planejado para 2016.

Em relação a servidores, adiantou, ainda não há previsão de novas vagas. Caso isso ocorra, estará condicionado à lei que aprove novos cargos. No segmento de tecnologia da informação, houve o andamento da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa de Pelotas (RECOP), e solicitação de apoio para que seja finalizada este ano.

Durante a visita de Dulce, o reitor Mauro Del Pino também pediu especial atenção ao projeto de manutenção e revitalização da Barragem Eclusa, parte da Hidrovia do Mercosul e responsável pelo impedimento da salga da Lagoa Mirim – que irriga plantações no Brasil e no Uruguai. Del Pino solicitou recursos extras à matriz orçamentária, em função da especificidade do serviço, que não integra os gastos normais da Universidade. Na ocasião, Dulce comprometeu-se em averiguar a possibilidade de recursos para 2017 e apoiar o pleito da UFPel junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para obter recursos ainda em 2016.

A diretora ainda colocou-se à disposição para colaborar no diálogo entre a UFPel e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), objetivando a retomada do Centro de Capacitação vinculado ao projeto das turmas especiais de Medicina Veterinária. O Centro, localizado no Capão do Leão e orçado em R$ 8 milhões, teve sinalização positiva para a possibilidade de liberação de recursos ainda este ano, tendo em vista a importância do local para uma terceira turma especial.

Publicado em 17/03/2016, nas categorias Destaque, Notícias.