Jornalistas alemães visitam RU para produção de reportagem

DSC_0004O Restaurante Universitário da UFPel tem se tornado referência internacional pelo seu trabalho de incentivo à produção de alimentos vindo da agricultura familiar. Cerca de um ano após a visita de lideranças da organização alemã Pão para o Mundo, jornalistas encarregados de produzirem materiais sobre a produção limpa de alimentos, também ligados a este grupo, estiveram, na última semana, em Pelotas e região para conhecer a realidade do RU e de toda a cadeia produtiva que culmina na alimentação da comunidade universitária.

Acompanhados pelo reitor da Universidade, Mauro Del Pino, pela pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, e por lideranças do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), os repórteres puderam, na última sexta (6), almoçar no RU e entrevistar estudantes que utilizam regularmente o serviço. Enquanto faziam a refeição, a jornalista Sandra Weiss teve a oportunidade de entrevistar Del Pino. Ele respondeu aos questionamentos destacando a importância de como a gestão pública pode interferir no processo produtivo, invertendo a lógica do grande capitalismo e colocando a pessoa como centro de toda essa cadeia.

A equipe alemã mostrou-se surpresa com a experiência de ver órgãos públicos, como a UFPel, comprando alimentos diretamente da agricultura familiar. “Esta é uma ação que não ocorre na Alemanha”, explicaram.

Além de visitarem o RU, os jornalistas ainda estiveram reunidos com os próprios agricultores , entrevistando as famílias, para entender o processo de produção e logística, além de feiras de produtos vindos desse tipo de ação e lojas no centro de Pelotas que trabalham com esses produtos. A equipe também visitou iniciativas em municípios como Canguçu e São Lourenço do Sul.

Publicado em 11/11/2015, nas categorias Destaque, Notícias.