Cinema começa produção de vídeos de animação em escolas

20150417_082401O curso de Cinema de Animação da UFPel  começou na sexta-feira (17) o projeto de extensão TV Linc, com atividade na Escola Municipal Carlos Laquintinie. O projeto de extensão é associado a conteúdos disciplinares da graduação e articulado com ações de pesquisa, o que marca o trabalho com o princípio da indissociabilidade entre as três áreas . A atividade consiste na aplicação de oficinas de produção de vídeo de animação em escolas.

“Isto, aparentemente, poderia ser uma tarefa simples de intervenção e aproximação entre as comunidades acadêmica e escolar de ensino fundamental, não fosse a dificuldade técnica que caracteriza o processo de produção de vídeo em animação “, observa o professor André Macedo, coordenador do projeto.

Para compensar e superar estas dificuldades, o grupo composto por professores e alunos introduziu na sua ação pedagógica uma ferramenta inovadora chamada de Mesa de Animação. “Esta mesa nada mais é do que um suporte de madeira em forma de “L” com uma haste de metal articulada fixada na base. A haste permite o livre posicionamento de uma câmera sustentada na sua extremidade. A câmera captura as imagens em sequência e as transfere para um computador que faz a edição em tempo real”, explica Macedo.

20150417_110326A mesa já cumpria um papel de extrema importância na graduação ao permitir a realização de testes rápidos de animação. Conforme o coordenador, os testes possibilitam ao aluno uma forma de avaliação prévia de sequências animadas, reduzindo o tempo de trabalho e contribuindo para a qualificação do resultado. Na extensão, as crianças, que até então não imaginavam como se produziam desenhos animados, sentem-se contagiadas pela “magia” e pelo “divertimento”, observa André Macedo, proporcionados pelo processo. “A mesa está associada a uma estratégia pedagógica de concepção autônoma de conhecimento que por sua vez vem ao encontro do conceito de horizontalidade surgido nos cursos de cinema”, afirma o docente do curso de Cinema.

A curiosidade sobre os efeitos da estratégia de horizontalidade (construção de conhecimento integrados) conjuntamente com outras ações inovadoras de ensino, propiciou o surgimento do projeto de pesquisa Práticas Pedagógicas Inovadoras no Curso de Cinema de Animação. Macedo diz que a comparação com o sistema de verticalidade (disciplinas) e as necessidades de aperfeiçoamento do processo de formação dos alunos, levou ao surgimento da Mesa de Animação.

“Ao constatar o quanto tornou-se valiosa e prazerosa a relação com a produção através da mesa, optou-se por um projeto de extensão que propiciasse o contato de produção já no período escolar”, registra o professor. Ele ressalta que crianças que antes não imaginavam como era fazer cinema de animação têm agora a oportunidade de se envolverem com uma prática cujo limite é a imaginação. Colaboram no projeto também os professores Carla Schneider e Josias Pereira da Silva e os estudantes Pâmela Tanasovichi, Taíla Soliman e Victor Nunes.

Publicado em 21/04/2015, nas categorias Destaque, Notícias.