Inauguração da Estante de Livros de Artista na Livraria da UFPel

Nesta sexta-feira, 31/10, às 20h, será inaugurada a Estante de Livros de Artista na Livraria da UFPel. A estante permanecerá após a Feira Literária como ponto de referência de venda de livros resultantes do “Projeto Lugares-Livro: dimensões materiais e poéticas”, do Centro de Artes da UFPel.

Os livros de artista, grosso modo, são obras cujo suporte físico ou de inspiração se aproxima da forma e da utilização de um livro. Nessas obras tem destaque o processo de sua elaboração, pois “ao se abordar o registro ou a edição do vivido, uma das formas mais adequadas parece ser o livro de artista, seja de caráter único ou múltiplo, também utilizado como estratégia de expansão e propagação dos trabalhos. O que se percebe é que esse interesse não é só no suporte, mas fundamentalmente pela potência poética e interativa. Há algo no espaço do livro que parece desencadear outras formas de experiência, as quais a arte parece saber encontra”, conforme avalia a coordenadora do Projeto Lugares-Livro, a Prof.ª Helene Sacco.

A estante de livros de artista contempla uma dos objetivos da Livraria da UFPel que é consolidá-la também como mais um espaço de formação da Universidade, dando vazão e reconhecimento ao trabalho desenvolvido por seus estudantes e docentes. Para a coordenadora do Projeto Lugares-Livro, a exposição e venda desses trabalhos motiva a produção acadêmica e viabiliza o acesso do público a essa forma de arte.

Além de dar visibilidade à produção acadêmica de editoras universitárias de todo o Brasil, a programação cultural da Feira Literária reúne no histórico Casarão 8 da Praça Cel. Pedro Osório exposições, oficinas, palestras, debates, visitas guiadas, lançamento de livros, apresentações de dança, teatro e música, em eventos diários. Acesse aqui a programação: www.facebook.com/feiraliterariaufpel ou http://goo.gl/5VN1bM

Durante o período da Feira, o Casarão 8 e a Livraria da UFPel estarão abertos ao público das 14 às 22h.

Publicado em 31/10/2014, na categoria Notícias.