SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E DESIGN

• As solicitações de serviço devem ser feitas pela Central de Atendimento da UFPel. Acesse: https://atendimento.ufpel.edu.br, selecione como área de atendimento “Comunicação Social”, e por fim, o tópico para o qual deseja atendimento.

A área de Publicidade e Design é responsável pela gestão da identidade visual da UFPel em diversas mídias e suportes, com o objetivo de promover a qualidade e unificação da imagem institucional da Universidade. Entre seus serviços está a produção de material gráfico e digital, o atendimento às unidades da UFPel que desejem divulgar seus eventos por meio de peças gráficas a produção de anúncios e chamadas para os canais de comunicação digitais, impressos e audiovisuais, além de campanhas publicitárias de interesse público sobre seus valores, objetivos e ações.

Os serviços prestados pela área de Publicidade e Design envolvem dois tópicos principais: a Diagramação de Peças Gráficas e a Publicidade/Campanha de Divulgação.

1 Tópico Diagramação de Peças Gráficas

A diagramação consiste da disposição, organização e hierarquização de conteúdos na forma de texto e imagens seguindo critérios estéticos e comunicacionais. A diagramação geralmente implica no planejamento e execução do leiaute de uma peça gráfica ou digital, como por exemplo, um livro, um catálogo, um cartaz, um banner, um slider ou post que pode ser impresso ou digital. Em outras palavras, realiza-se a editoração de textos e imagens (digitar, formatar, ilustrar e diagramar textos) para determinada peça gráfica, e também é definido como se dará o processo de produção, qual o suporte, as cores, o formato, a gramatura, etc.

Orientações básicas para este tópico:

— Ao solicitar a diagramação de uma peça gráfica, envie todas as informações que você tenha sobre o produto, como a quem se destina, se vai ser impressa ou apenas digital, data estimada da publicação, texto completo e imagens que tiver ou deseja usar para ilustração e logotipos, quando for utilizar;

— Jamais envie fotos ou imagens inseridas em arquivo de texto (.doc). Envie as imagens (fotos e gráficos) em arquivo anexo, preferencialmente em .jpg;

— É preciso ter cuidado com a qualidade das imagens. Para material impresso, elas devem ter uma resolução mínima de 300 dpi (pontos por polegada);

— Se o material a ser diagramado é um livro, apostila, manual, brochura, etc., deixe organizado o sumário, deixando claro as partes, os capítulos, títulos e subtítulos de modo que fique clara a hierarquia das informações;

— O prazo médio para realização de serviços de Diagramação de Peças Gráficas (jornais, revistas, manuais, folders, cartazes, banners etc) é de 15 dias úteis;

— A avaliação da aplicação da identidade visual da UFPel e da identidade visual criada por outros setores é de 5 dias úteis;

— Os prazos podem variar para mais ou para menos, dependendo do número de pedidos que já estão sendo atendidos no momento da solicitação.

Observações:

— A Identidade Visual da UFPel está disponível para download no endereço: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/identidade-visual-ufpel/;

— As solicitações de criação de identidade visual só serão atendidas pela área de Publicidade e Design da CCS quando esta contar com o apoio de bolsistas ou estagiários de Design Gráfico.

2 Tópico Campanha de Divulgação

A campanha de divulgação é o serviço utilizado para anunciar um produto, um serviço, uma ideia, uma causa, um evento, etc. a fim de buscar o engajamento do público, a sua conscientização ou promover o conhecimento. Uma campanha de divulgação se desenvolve por um determinado período de tempo e pode se utilizar um ou mais de meios e materiais para dar visibilidade à mensagem. São exemplos: folders, flyers e cartazes (impressos); post, banners e sliders para web e redes sociais; vídeos e spots ou programetes para rádio ou podcast. Uma campanha de divulgação, portanto, pressupõe o planejamento das ações e das estratégias para massificar uma mensagem.

Orientações básicas para este tópico:

— Solicite o serviço apenas se ele se caracteriza como uma campanha de divulgação. Se você deseja apenas um material como folder ou slider, selecione o tópico Diagramação de Peças Gráficas. Mas se você não sabe ou não tem certeza, não tem problema;

— Ao solicitar o serviço, responda algumas perguntas básicas do briefing (um conjunto de informações):

a) O que precisa ser divulgado (que ação ou evento) e como pretende que seja divulgado (por que meios e materiais);

b) Qual o objetivo/ propósito da ação ou evento;

c) Para que público especificadamente (se estudante, professor, técnico -administrativo, público em geral, etc);

d) Período ou data em que a ação ou o evento irá transcorrer.

Anexe ao pedido eventuais logotipos (em programa editável) caso necessitem ser colocados no material;

Seja o mais detalhado possível e se tiver algum conteúdo já produzido, envie como anexo;

Se houver, pode anexar materiais anteriores já feitos.