Início do conteúdo
SERVIÇOS DE AUDIOVISUAL

SERVIÇOS DE AUDIOVISUAL

  • As solicitações de serviço devem ser feitas pela Central de Atendimento da UFPel. Acesse: https://atendimento.ufpel.edu.br, selecione como área de atendimento “Comunicação Social”, e por fim, o tópico para o qual deseja atendimento.

O audiovisual é o serviço de realização de vídeos. A CCS realiza dois tipos de vídeos. O que aqui é denominado de Produto Audiovisual compreende a produção dos vídeos institucionais, com temática específica, como divulgação da Universidade, tutoriais, relacionados a campanhas de conscientização, etc. Esse tipo envolve a produção de um roteiro a partir de uma ideia ou de uma demanda, a captação de imagens, gravação de áudios, edição, finalização e postagem. O outro tipo, como o próprio nome diz, compreende a Gravação/Transmissão de Palestras e envolve outros processos.

1 Tópico Produto Audiovisual

O que se define aqui como Produto Audiovisual nada mais é que do que o resultado do processo de produção de vídeos institucionais que dizem respeito às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação realizadas pela Universidade. Eles podem ser parte de uma campanha de divulgação ou como meio de promover uma ação específica da UFPel. Também podem ser feitos para descrever ou explicar o passo a passo de uma prática (tutorial) ou como documento histórico ou testemunhal, por exemplo.

O prazo para entrega começa a contar a partir da solicitação de atendimento. O tempo mínimo é de dez dias úteis, mas vai depender de quão detalhada for a sua solicitação. Se houver necessidade de uma reunião para melhor definir o produto final, o tempo começa a contar a partir dessa reunião.

Orientações básicas para este tópico

– ao solicitar o serviço, defina bem o que você deseja, respondendo algumas perguntas básicas:

a) qual é o propósito do vídeo:

b) o que precisa ser divulgado;

c) para que público especificadamente (se estudante, professor, técnico -administrativo, público em geral, etc) se destina o vídeo;

d) período ou data em que o vídeo deve ser concluído;

e) indique o tempo aproximado de duração que você deseja para o vídeo

– se você já tem uma ideia de roteiro, descreva em linhas gerais o que você imagina;

– faça um pequeno resumo do conteúdo, com até 300 caracteres com espaço;

– anexe ao pedido eventuais logotipos (em programa editável) caso necessitem ser colocados no material;

seja o mais detalhado possível e se tiver algum conteúdo já produzido, envie como anexo.

– informe como o vídeo vai ser compartilhado (Youtube, Whatsapp, etc.)

– informe os possíveis locais de filmagem, as pessoas que provavelmente farão parte do vídeo (incluindo contatos) e outras informações para melhor avaliação da produção.

2 Tópico Gravação/Transmissão de Palestra

A Gravação ou Transmissão de Palestra é o serviço de registro de atividades acadêmicas relacionadas a eventos, simpósios, seminários, etc, que se caracterizam como a fala de um especialista sobre um tema, que pode ser transmitida ao vivo pela web ou apenas gravado para posterior divulgação.

No caso de gravação, a entrega do vídeo será em até 07 dias úteis a contar da gravação e poderá ficar disponível no Youtube da UFPel.

A transmissão ao vivo será realizada pelas redes sociais (Facebook) ou pelo Youtube. Quando o evento for de interesse geral da Universidade, poderá ser transmitido pelas redes sociais ou canal do Youtube da UFPel. Quando a abrangência é restrita à Unidade solicitante, será transmitido pelas redes sociais da Unidade. Se o evento for pontual, o vídeo disponível no Facebook já fica como registro.

Orientações básicas para este tópico

Ao solicitar o serviço de gravação, atente para o que segue:

– faça a solicitação com no mínimo dez dias de antecedência;

– informe local, data, horário e duração aproximada da palestra;

– informe o(s) nome(s) e créditos do(s) palestrante(s) e do(s) membros da mesa;

– envie a arte do evento (logo, cartaz ou folder), se houver

– faça um pequeno resumo do evento, com até 300 caracteres com espaço, incluindo o tema da palestra.

Ao solicitar o serviço de transmissão de palestra, atente para o que segue:

– faça a solicitação com no mínimo dez dias de antecedência;

– informe local, data, horário e duração aproximada da palestra;

– informe o(s) nome(s) e créditos do(s) palestrante(s) e do(s) membros da mesa;

– envie a arte do evento (logo, cartaz ou fôlder), se houver

– faça um pequeno resumo do evento, com até 300 caracteres com espaço, incluindo o tema da palestra.

– informe a plataforma pela qual deseja fazer a transmissão.

A transmissão de lives com palestrantes on line, será atendida na medida em que atendam aos seguintes requisitos:

a) sejam relacionadas a comunicados e interações oficiais da UFPel, incluindo ações de capacitação e de extensão, de interesse da comunidade acadêmica e geral e sem restrição de acesso;

b) sejam atividades que objetivem comunicar pesquisas acadêmicas e desenvolvimentos científicos contemporâneos ao público em geral;

c) sejam eventos extraordinários das unidades acadêmicas que demandem ferramentas que possibilitem a participação de mais de 100 pessoas.

Caso sua atividade não se enquadre nos critérios acima, o Audiovisual não fará “os bastidores” da transmissão, mas poderá fornecer as orientações para assessorá-lo quanto ao uso das ferramentas.

3 Produto Radiofônico – Rádio Federal

A Rádio Federal FM, emissora de radiodifusão com propósito educativo da Universidade Federal de Pelotas, está aberta para a avaliação e seleção de novos conteúdos e programas para a sua grade. A ideia é que a comunidade acadêmica seja integrada à produção de conteúdo do canal, qualificando e diversificando a programação e interligando a rádio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFPel. 1.1. Integrar a comunidade acadêmica à produção de conteúdo da Rádio Federal FM.

Entre as finalidades para solicitação do serviço deve estar contribuir para a qualificação e diversificação da Programação da Rádio Federal FM, interligar a emissora às atividades acadêmicas de Extensão, Ensino e Pesquisa, divulgar conteúdo radiofônico que contribua para o desenvolvimento humano e social da comunidade local e regional, incentivando a diversidade cultural e a cidadania e promover, junto à comunidade, as diversas manifestações da cultura local e regional, no sentido de enriquecê-las e preservá-las, além de valorizar projetos ou programas cadastrados na Universidade.

Orientações básicas para este tópico

A submissão de propostas de conteúdos para a Rádio Federal deve atender às seguintes condições:

– ser proveniente de estudante, professor ou técnico-administrativo da UFPel;

– apresentar conteúdos que sejam originais, próprios, que não contenham plágio ou violação a Direitos Autorais de terceiros e se enquadrem pelo menos em um dos seguintes gêneros radiofônicos: a) socioeducativos; b) ficcionais; c) musicais; d) culturais; e) jornalísticos.

– a Rádio Federal ficará responsável pela coordenação, produção e veiculação dos programas, sendo de inteira responsabilidade dos proponentes o fornecimento dos conteúdos.

– a Rádio Federal reserva-se o direito de integrar os conteúdos à grade, conforme suas possibilidades de horário e de acordo com a sua linha de programação.

– a Rádio Federal FM poderá sugerir modificações e adaptações às propostas selecionadas, a fim de adequá-las ao perfil e horário da programação.

– os horários para veiculação dos conteúdos a serem selecionados serão definidos pela emissora.

– os programas deverão ser gravados preferencialmente nos estúdios da Rádio Federal. Serão aceitas produções realizadas em outros locais, incluindo home studios, laboratórios ou outros estúdios que não os da Rádio Federal FM, desde que apresentem qualidade técnica compatível com a da Rádio Federal FM.

– os conteúdos selecionados poderão integrar programas com duração mínima de 30 (trinta) segundos e máxima de 50 (cinquenta) minutos, de acordo com os seus respectivos gêneros e nos seguintes formatos, entre outros possíveis:

a) spots ou drops – mensagem curta que pode ser apoiada por trilha musical, efeitos e ruídos;

b) entrevista – depoimento dado por um ou mais entrevistados a um ou mais entrevistadores;

c) crônica – pode ser esportiva, política, econômica, de comportamento, cultural, etc. Caracteriza-se pela liberdade do autor para escolher o tema e expressar suas opiniões pessoais sobre o assunto em questão;

d) debate – ou mesa redonda. Reúne diferentes personalidades (preferencialmente especialistas sobre o assunto em questão) para, mediados por um apresentador, expressarem seus pontos de vista sobre um ou mais temas;

e) musical – alterna música e locução;

f) peça radiofônica – produção unitária que pode ser tanto a dramatização de uma situação social pertinente à realidade da comunidade (sociodrama) como uma produção original ou a adaptação de um texto (livro, conto, crônica, etc.);

g) poemas dramatizados – leitura dramática de poesia, que pode ou não ser acompanhada de BG, efeitos, intervenções, sobreposição de outras vozes, etc.;

h) documentário – pode incorporar elementos de vários gêneros e incluir entrevistas depoimentos, opiniões, dramatização de textos e acontecimentos e usos de música e efeitos.

Ao solicitar o serviço ou propor um programa:

– informe o projeto cadastrado na UFPel, ao qual a proposta estará vinculada (ensino, pesquisa, extensão ou inovação), se houver;

– informa o formato desejado para o programa;

– indique uma sugestão de nome para o programa;

– faça uma descrição do programa;

– anexe material subsidiário que tiver.

Observações

O envio de propostas pode ser feito a qualquer tempo.

A avaliação das condições de produção e veiculação se dará em até trinta (30) dias após o envio.

Os programas contemplados não receberão nenhum tipo de aporte financeiro por parte da Emissora.

O início da veiculação dos programas dependerá do tipo de programa, da periodicidade e da capacidade de produção.