UFPEL: Patrimônio da Sociedade Brasileira

O Sistema Público de Universidades Federais é indispensável para o desenvolvimento brasileiro em todas as frentes. Por isso, a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), da qual faz parte da UFPEL, está apresentando à sociedade um conjunto de propostas para que as Universidades Públicas Federais possam continuar cumprindo seu papel e expandindo as suas atividades, em meios aos cortes do orçamento e à ameaça de privatização.

A cartilha, intitulada Universidades Federais: Patrimônio da Sociedade Brasileira, apresenta dados sobre o papel das IFES no desenvolvimento de “um projeto de nação baseado na formação de uma inteligência nacional, no domínio do conhecimento de ponta, na superação da pobreza e da desigualdade, na soberania, na cidadania e na democracia”. A cartilha visa tornar público o debate sobre o papel estratégico das universidades federais para o país e fazer a defesa de sua importância para a soberania nacional.

O documento é assinado pelos reitores das 63 universidades federais que se vinculam a 328 campi em todas as regiões do país e possuem juntas mais de um milhão de duzentos mil alunos da graduação à pós-graduação, número que dobrou na última década. As Universidades Federais também são responsáveis por uma rede de equipamentos públicos e de serviços que atendem à população nas mais diversas áreas, incluindo 46 hospitais universitários de alta complexidade, clínicas, laboratórios, museus, teatros, incubadoras de empresas de base tecnológica, clínicas de direitos humanos e escritórios de assistência jurídica, entre outras atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Saiba mais aqui

Publicado em 29/11/2017, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.