Início do conteúdo

Arte de Rua nos muros da UFPel

Está disponível no Repositório Institucional da UFPel, o Catálogo Fotográfico do Festival Meeting of Styles, com fotografias de Alex Racor, Alvaro Pouey de Oliveira Filho e Katia Helena Rodrigues Dias.

O catálogo apresenta os 26 artistas, de seis países, incluindo o Brasil, que em 2019, cobriram os muros que separam a área do Campus Anglo da Comunidade da Balsa com grafites exemplares dos seus estilos, bem como apresenta a obra de cada um concluída. Com esse registro fotográfico, disponibilizado na forma de um catálogo, faz-se mais permanente o grande evento que ocupou a superfície branca e indiferente dos muros do Campus Anglo, com muitos discursos, feitos por sprays de cores e formas.

No texto da produtora cultural Paula Stuczinski há uma frase que diz respeito ao espírito que tornou possível as edições desse Festival no Brasil: “O afeto nos faz fechar as parcerias com outras mentes e corações de patrocinadores e apoiadores que acreditam nesta ideia. Temos força para resistir porque ninguém solta a mão de ninguém.”. Por dois anos consecutivos, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura esteve neste círculo de força e afeto e trouxe para o espaço da UFPel a resistência criativa e livre de uma arte democrática e livre. O que esse catálogo registra, por fim, é a crença que a extensão universitária teve, como apoiadora, nas pessoas que fazem esse Festival existir.

Publicado em 08/01/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Extensão e Cultura, PREC.