Mensagem de Ano Novo

Letreiro iluminado à noite

O ano de 2020 foi um ano difícil que nos impulsionou a buscar saídas. Quase 200 mil vidas foram perdidas para a Covid-19 no Brasil e outras milhões de pessoas sofreram com as consequências da pandemia. Neste contexto, foi o serviço público que se mostrou essencial para atender às necessidades da população, notadamente na área da saúde, para a qual a UFPel deu significativa contribuição.

Como Universidade Pública, em 2020 reafirmamos o nosso compromisso com a sociedade. Fizemos pesquisa e as transformamos em bem público a serviço da coletividade. Promovemos a arte para deixar mais leve a vida de quem estava em quarentena. Demos aulas, ensinamos, estudamos e aprendemos com auxílio da tecnologia da informação. Demos assistência, acolhemos, tratamos e curamos muitas e muitas pessoas.

A UFPel tomou partido contra o racismo, a discriminação e o preconceito de qualquer natureza. A UFPel foi mais, foi raiz, foi cuidativa. A UFPel foi diversa sendo diferente.

É claro que foi outra experiência, porque a universidade é também o aperto de mão, o abraço, a conversa nos corredores, a sala de aula com seus estudantes, os gabinetes de trabalho. Ela são seus espaços onde se pode sentir a vida pulsar e a diversidade se manifestar.

Que o Novo Ano venha mais leve e que, como UFPel, sejamos cada vez mais o lugar em que a ciência, o conhecimento e a arte encontrem a sua razão de ser na busca pela superação das desigualdades que impedem grande parte dos brasileiros e brasileiras de exercerem sua cidadania.