Início do conteúdo

Evolução da Covid-19 nos últimos 45 dias na cidade de Pelotas

Os pesquisadores do GDISPEN apresentam um resumo da situação atual da pandemia de COVID-19 na cidade de Pelotas/RS nos últimos 45 dias, usando como base os dados divulgados diariamente pela Prefeitura Municipal nas suas redes sociais e no site oficial.

No infográfico apresentamos gráficos que mostram o estágio atual da pandemia de COVID-19 em Pelotas. Houve um crescimento acentuado do número de casos ativos, considerando que os casos notificados representam uma fração do número real. Isso representa que a circulação do vírus está mais intensa, aumentando o risco de contaminação. Outro dado relevante é mostrado pelo crescimento da positividade, razão entre casos positivos e número de testes realizados, saindo de 12,5% no período entre 03/10 a14/10 para 50% no período de 03/12 a 11/12. Esse dado reafirma o expressivo crescimento da circulação do vírus. Como resultado inexorável desse crescimento, há um aumento no número cumulativo de casos e de óbitos, mostrados nos dois últimos gráficos.

A epidemia não acabou. Evite sair de casa sem necessidade e ao sair, use máscara de proteção e passe álcool gel nas mãos.  Os pesquisadores do GDISPEN desejam um Feliz Natal a todos e dão algumas dicas de segurança no infográfico abaixo. Se proteja! Proteja a sua família! Lembre que é melhor socializar apenas com aqueles que estão comprometidos com as mesmas medidas de precaução.

Para mais gráficos e dados acompanhem a atualização diária para a cidade de Pelotas no site do laboratório GDISPEN (https://wp.ufpel.edu.br/fentransporte/covid-19-graficos-com-relacao-ao-rs/covid-19-pelotas/).

Este estudo tem finalidade puramente acadêmica e científica, mostrando a grande aplicabilidade da modelagem matemática em problemas reais. As discussões, opiniões, ideias e publicações geradas a partir dos resultados do modelo utilizado são de autoria dos respectivos autores, e não necessariamente representam aquelas das instituições a que estes pertencem.

Responsáveis: Daniela Buske, Glênio Aguiar Gonçalves, Régis Sperotto de Quadros, Gustavo Braz Kurz