NUCCRIN lança o livro Final de vida: abordagem multidisciplinar

O Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN), em parceria com profissionais de saúde que atuam no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas / Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HE UFPel/EBSERH), publicará, no dia 28 de dezembro de 2020, o livro intitulado “Final de vida: abordagem multidisciplinar”, pela Editora Moriá.

O livro foi idealizado e organizado pelas professoras da Faculdade de Enfermagem, Franciele Roberta Cordeiro e Stefanie Griebeler Oliveira, e a professora da Faculdade de Medicina e técnica administrativa do HE UFPel/EBSERH, Julieta Carriconde Fripp. Ele tem como objetivo contribuir com profissionais de saúde que cuidam de pessoas em final de vida e de suas famílias, bem como subsidiar o ensino sobre as etapas finais do adoecimento e da vida.

Para isso, está dividido em três partes. Na primeira são abordados aspectos históricos, filosóficos, antropológicos, éticos e de ensino sobre cuidados paliativos. Na segunda, indicam-se caminhos para a implementação de serviços de cuidados paliativos nos diferentes níveis de atenção, cuidados à família, identificação da necessidade de cuidados paliativos e direitos no final da vida. Por fim, na terceira e última parte, aspectos relacionados ao controle de sintomas.

Os capítulos contam com autores vinculados ao HE UFPel/EBSERH, como as enfermeiras Ana Cristina Fraga da Fonseca, Aline da Costa Viegas, Isabel Cristina Oliveira Arrieira, Samanta Bastos Maagh, a assistente social Simone da Fonseca Sanghi, as médicas Marina de Borba Freire, Vanessa Pellegrini Fernandes, a odontóloga Cleusa Marfiza Guimarães Jaccottet e o fisioterapeuta Rafael Arrieira. Além disso, professoras da Faculdade de Enfermagem, Fernanda Sant’Ana Tristão, Rosani Manfrin Muniz, do Curso de Terapia Ocupacional, Fernanda Capella Rugno e do Curso de Filosofia, Evandro Barbosa, além de discentes de Cursos de Graduação na área saúde, da Residência Multiprofissional em Saúde, e de Mestrado e Doutorado, contribuíram na autoria.

Destaca-se, também, que docentes e profissionais de saúde vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), à Universidad de Guadalajara (México), à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, ao Hospital Sírio-Libanês e ao Hospital Premier foram parceiros na escrita do livro.

Publicado em 11/12/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags HE, Hospital Escola, Lançamento, Livro, NUCCRIN.