Nota de falecimento

A Universidade Federal de Pelotas comunica, com pesar, o falecimento da professora Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison, ocorrido no dia de hoje. A professora era docente e pesquisadora da Faculdade de Educação (UFPel), tendo se destacado pelo seu compromisso social com o ensino, a pesquisa e a extensão. Reconhecida por sua dedicação aos colegas e por seu trabalho institucional criativo e relevante, a professora foi coordenadora do Pibid Pedagogia/UFPel de 2010 até 2013 e gestora pedagógica do Pibid UFPel de 2013 a 2018, destacando-se, também, por sua colaboração na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Formada em Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-RS, a professora Lourdes ingressou na UFPel em setembro de 2008, onde era docente Associada do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Atuava principalmente na área da aprendizagem autorregulada da escrita, leitura, estratégias de aprendizagem, motivação para aprender, delineando intervenções para a promoção da aprendizagem autorregulada na escolarização formal e não-formal.

O sepultamento ocorrerá hoje, às 16h, em Caxias do Sul. A UFPel lamenta o falecimento da professora Lourdes e se solidariza com amigos e familiares enlutados.