Início do conteúdo

Projeto Dança no Bairro faz transmissão de evento no sábado (5)

Neste sábado (5), às 10h, será realizado o evento Corp/On, Mix de Dança. Trata-se de uma ação do projeto de extensão Dança no Bairro, do curso de Dança do Centro de Artes da UFPel. A transmissão será pelo canal do youtube Projeto Unificado Dança no Bairro UFPel. No programa, Danças Afrobrasileiras, com Manoel Gildo, Danças Urbanas, com Jefferson Cabral, e Ritmos Diversos, com Cátia Carvalho.

Saiba mais

Trata-se de uma experiência na forma de mistura de estilos de dança para quem quiser dançar em casa. O intuito dessa proposta é o de que todos e todas possam aderir a essa prática de maneira prazerosa e coloquem seus corpos em estado “on” para os movimentos dançantes.

Já no sábado subsequente, no dia 12.12, haverá um seminário da equipe do projeto abrangendo um bate-papo com pessoas convidadas e outras atividades de capacitação, avaliação e reflexão sobre as ações realizadas durante o período pandêmico.

O projeto Unificado “Dança no Bairro” promove desde 2012 ações voltadas para a democratização do acesso às práticas de dança a partir de elementos estéticos da cultura local e da valorização dos saberes das comunidades, demarcando sua potência e ênfase no tocante da extensão universitária por via das possibilidades da educação não formal. O contexto de isolamento social em decorrência da pandemia de COVID-19 impôs ao projeto o desafio de adaptar as atividades presenciais, que aconteciam até então semanalmente nos núcleos culturais em diversos bairros da cidade, ao modo online.

Assim sendo, após discussões e reuniões de planejamento com a coordenação e demais membros da equipe, viu-se a necessidade em dar continuidade nas ações junto à comunidade. Durante esse período também foram discutidas estratégias de comunicação para ampliar o diálogo com a comunidade acadêmica, com discentes do curso de Dança-Licenciatura da UFPel, bem como tornar pública as ações do projeto e estabelecer diálogo no formato online com a comunidade local das diferentes regiões da cidade de Pelotas.

Para a efetividade da proposta educativa-artística do projeto nesse ano configurou-se a seguinte equipe: Prof. Me. Manoel Gildo Alves Neto (Dança-UFPel), coordenador; Profa. Me. Catia Fernandes de Carvalho, coordenadora adjunta (coreógrafa do Centro de Artes), Carolina Portela mestranda em Artes Visuais (PPGAV-UFPel); Karen Moreira, bolsista PREC, seguido dos voluntários Anderson Roberto Cruz, Claudilene de Lima, Janete Rodrigues, Helena Dias, Wellington Aranha e Rosângela Domingues e Jefferson Cabral, todos discentes do curso de Dança-Licenciatura da UFPel.

Com um número total de 97 inscrições foram organizadas turmas para a realização de oficinas de dança no formato online, tendo como participantes pessoas de diferentes bairros e de diferentes faixas etárias atendendo um público alvo que variou de 8 a 80 anos.

O foco de atuação do projeto no território virtual foi pautado nos desejos e anseios do público com o qual atua, ficando sempre à espreita para integrar a realidade observada e estudada para dar sentido às práticas extensionistas inventadas. Nesse panorama, a educação não-formal considera e reaviva a cultura dos indivíduos nela envolvidos, incluindo educadores e educandos, de modo que a bagagem cultural de cada um seja respeitada e esteja presente no decorrer de todas as ações.

Embora haja dificuldades e desafios para o desenvolvimento de aulas no formato online, admite-se que a necessidade de pensar e desenvolver formas de trabalho com a dança no ambiente virtual tornou-se fundamental, pois além de considerar a função social da dança frente a situação de isolamento social, reconhece-se a presença das tecnologia de comunicação no cotidiano da humanidade.