Estudantes podem escolher temas da Sala de Apoio e Acompanhamento Pedagógico

A Sala Virtual de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estará, na próxima semana, integrada com a 6ª semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), em formato remoto. A atividade extra da semana será “Leitura Literária: A palavra e a Vida”, no dia 27, às 16h. A Sala terá, na semana posterior à SIIEPE, uma novidade: inscrições com escolha de temas.

De acordo com os organizadores, a intenção é tornar esse ambiente cada vez mais confortável para abrir novas possibilidades e para que os estudantes tenham mais um lugar de fala e de acolhimento. Assim, a Sala Virtual vai começar a funcionar com inscrições por escolha de temas, através do Google Forms. Todos os estudantes são bem-vindos.

O objetivo da Sala Virtual tem sido dar apoio, auxiliar e acolher demandas dos estudantes, além de tornar o estudo mais proveitoso e prazeroso. “Podemos, com certeza, dizer que aqueles e aquelas que frequentam têm aproveitado muito”, destaca a coordenadora, professora Lúcia Peres.

Para a estudante Júlia Motta Pinto, do curso de Ciências Sociais, a Sala de Apoio é um lugar onde pode ser ela mesma. “Me sinto confortável para desenvolver meus pensamentos, não me sinto oprimida ou reprimida. Me ajudou a desenvolver confiança. Às vezes eu estou mal e penso ‘hoje tem a Sala’ e me sinto bem”, disse.

Na opinião de Tchéscia Naiume Karow, estudante de Engenharia Agrícola, a Sala de Apoio está sendo muito importante nesta fase de sua vida. Segundo ela, com a Sala ela aprendeu a ter mais de confiança em si mesma, acreditar que é possível e ter mais positividade. “É um lugar entre amigas, onde podemos conversar sobre tudo e posso ser eu mesma, sem ser julgada. Eu adoro nossas tardes”, contou.

Apoio e Acompanhamento Pedagógico
A Sala Virtual de Apoio e Acompanhamento Pedagógico é vinculada ao Programa Institucional de Apoio Pedagógico (Piape). As atividades são variadas e têm o objetivo de auxiliar e colaborar no melhor desempenho dos estudantes.