Boletim Meteorológico indica semana sem chuva na Metade Sul

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus. O material desta semana aponta tempo estável nos próximos dias.

A Metade Sul do Rio Grande do Sul terá uma semana estável e temperaturas amenas, com máximas abaixo de 25°C. Devido ao vento sul e leste, muitas nuvens devem intercalar com o sol e chuvas fracas rápidas devem ocorrer em alguns momentos. Na Metade Norte as chuvas podem ocorrer de forma isolada e pode haver algumas tempestades ao longo da semana devido às instabilidades na divisa com Santa Catarina e litoral.

A tendência para o final de novembro é o retorno da ocorrência de tempestades em todo o RS. Algumas tempestades podem vir acompanhadas de ocorrência de rajadas de vento, granizo e descargas elétricas atmosféricas.

Previsões e análises
O boletim tem, ainda, a previsão climática para o trimestre novembro-dezembro-janeiro, que indica chuvas abaixo da média nos próximos meses, e Previsão Climática Primavera 2020.

O conteúdo foi elaborado de forma colaborativa entre o CPMET, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.