6ª SIIEPE discute A Universidade em um mundo transformado

​A sexta edição da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da Universidade Federal de Pelotas, que ocorre de forma remota de 23 a 27 de novembro, terá como tema “A Universidade em um mundo transformado”. A Semana Integrada, maior evento realizado pela UFPel, reunirá em 2020 o IV CIT (Congresso de Inovação Tecnológica), o VI CEG (Congresso de Ensino de Graduação), o VII CEC (Congresso de Extensão e Cultura), o XXII Enpos (Encontro de Pós-Graduação) e o XXIX CIC (Congresso de Inciação Científica).

O tema central escolhido para esta edição reporta-se à pandemia, que transforma a sociedade em todos os seus aspectos. “Haveria, portanto, outro tema que se impusesse tão obviamente do que o de discutir, durante os dias desta Semana Integrada, qual será a universidade que enfrentará um mundo transformado pela pandemia? O que seremos quando a trama profunda da realidade for diferente? O que poderá vir a ser professor, estudante, pesquisador, técnico quando nossas formas de operar conhecimentos não puderem prescindir dos novos (ou nem tão novos) meios? Há muitas perguntas que no futuro parecerão dispensáveis e tantas outras que desenham um horizonte ainda pouco discernível”, considera a organização da Semana na apresentação do evento.

A Semana, afirmam os organizadores do encontro, reunindo a força do pensamento acadêmico, através das suas dimensões (ensino, pesquisa, extensão e inovação), reunindo os atores que movimentam essas forças, encontrando nos meios as possibilidades e nas circunstâncias, os desafios, deixará em 2020 a marca da capacidade que as universidades tem de olhar para si, de olhar a partir de si e de considerar sua alavanca, seu motivo, sua essência, a realidade, o tempo presente e a transformação.

Saiba tudo sobre a 6ª SIIEPE, como programação, eventos e oficinas em https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/ .