Hospital Escola promove mutirão de colonoscopia

Nos dias 21 de novembro e 5 de dezembro, acontece o Mutirão de Colonoscopia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). A iniciativa visa beneficiar a população atendida pela instituição, através do atendimento da demanda reprimida devido ao cancelamento dos procedimentos ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. Os pacientes beneficiados são oriundos da lista de espera da Secretaria Municipal de Saúde, e seus exames já estão agendados.

A colonoscopia é um exame endoscópico que captura imagens em tempo real do intestino grosso e da porção final do intestino delgado. O aparelho utilizado chama-se colonoscópio e é um tubo fino e flexível com uma microcâmera no final, que filma o interior do intestino. O objetivo do exame é investigar a presença de câncer colorretal, pólipos e doenças inflamatórias intestinais como, por exemplo, doença de Crohn e retocolite ulcerativa. Além disso, a colonoscopia ajuda a entender a causa de diarréias crônicas e anemia sem causa aparente.

Conforme a chefe da Unidade do Sistema Digestivo, Cláudia Soares Costa, já há uma programação para novos mutirões no ano que vem. “Junto com a equipe do Núcleo Interno de Regulações, estamos dando celeridade ao processo de colocar em dia a lista de espera pelos exames, pois temos um compromisso com a população”, destacou.

O mutirão contará com uma equipe de médicos endoscopistas, médicos residentes em gastroenterologia, enfermeiros, técnicos em enfermagem e assistentes administrativos.

“Este mutirão, além de atender uma importante demanda assistencial, demonstra o engajamento e comprometimento dos serviços de endoscopia e gastroenterologia do HE. Os pacientes se beneficiam com a maior oferta de exames e os serviços se consolidam enquanto equipe”, ressaltou a Gerente de Atenção à Saúde, Carolina Ziebell.

Publicado em 16/11/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.