Faculdade de Enfermagem da UFPel agora é associada na ALADEFE

A afiliação da Faculdade de Enfermagem da UFPel foi aceita na reunião Ordinária do Conselho Executivo de 29 de setembro de 2020 da Associação Latino Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem (ALADEFE).

A ALADEFE é uma associação democrática de caráter internacional e não governamental que foi fundada na cidade de Havana/Cuba, em 1986, durante a I Conferência de Faculdades e Escolas de Enfermagem da América Latina. A Associação tem como objetivo refletir sobre o papel histórico-social da Enfermagem e seu impacto no desenvolvimento da saúde; identificar situações críticas a serem superadas na profissão e buscar a cooperação técnica na área da Educação de Enfermagem.

Esta cooperação entre os países em desenvolvimento visa alcançar o aprimoramento da prática da enfermagem e promover o desenvolvimento e a melhoria da Educação do Enfermeiro na América Latina, por meio da divulgação de experiências na educação prática profissional.

A afiliação da Faculdade de Enfermagem da UFPel na ALADEFE é um importante passo para a internacionalização, pois é uma associação que promove a integração das Escolas e Faculdades de Enfermagem para o desenvolvimento da enfermagem, realizando o intercâmbio, cooperação e estudos com vistas ao desenvolvimento do ensino de enfermagem e das Instituições formadoras.

Site da ALADEFE https://www.aladefe.org/