II Semana Com Ciência Negra ocorre de 26 a 28 de novembro

A II Semana Com Ciência Negra será um evento promovido, de 26 a 28 de novembro, pela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus CaVG, pela Universidade Federal de Pelotas, por meio do Centro de Artes e do Instituto de Ciências Humanas, como também pelo Canto de Conexão. Neste ano, a edição especial leva o nome da Mestra Griô Sirley Amaro, personalidade pelotense que desenvolveu atividades voltadas a cultura afro, falecida em outubro.  O evento homenageia o mestre Moa do Katendê, compositor, percussionista, artesão, educador e um dos maiores mestres de capoeira Angola brasileiro brutalmente assassinado em 2018.

Assim, a programação tem o propósito de discutir as lutas dos negros na ciência acadêmica e no cotidiano, possibilitando a troca de saberes no desenvolvimento de novas possibilidades e desafios nas relações étnico-raciais.  O tema do evento é “Circularidade dos Saberes-Fazeres-Poderes na Ciência. A Circularidade dos Saberes-Fazeres-Poderes na Com Ciência. Ciência Preta. Que ciência é essa?”.

Serão seis mesas redondas, “Enegrecendo o conhecimento no campo das Ciências”; “Saberes e Produção da Ciência Afrocentrada na Academia”; “Ciência Negra e Circularidade dos Saberes-Fazeres-Poderes Afrodiaspóricos”; “Territorialidades e Identidades Negras na Roda das Ciências Humanas”; “Ética-Estética Negra na Roda da Vida”; e “As Possibilidades e os Desafios da Ciência Negra”. Nomes como Muniz Sodré (UFRJ), Maria Andrea Soares (UNILAB),  Julvan Moreira (UFJF), Míriam Cristine Alves (UFPel), André Luis Pereira (IFSul), Mestre Cláudio (RJ) entre outros, que desenvolvem a ciência preta no Brasil, já confirmam presença nas mesas.

O evento acontecerá de maneira on-line, em uma plataforma digital. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/PD4Zmn4kVhzYQUjx9 .

Quando? 26, 27 e 28 de novembro.

Onde? Evento Virtual, via Google Meet.

Horário? Tarde e noite de 26 e 27 de novembro e manhã e tarde de 28 de novembro.

Inscrições: https://forms.gle/PD4Zmn4kVhzYQUjx9  .