FAUrb nos projetos vencedores do concurso do CAU-RS

Os alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da Universidade Federal de Pelotas Marina Barra e Felipe Pereira da Silva estão entre os vencedores do Concurso de Ideais Casa Saudável Cidade Saudável, promovido pelo CAU-RS, que é o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do RS,(http://concursoestudantes.caurs.gov.br/). Para a professora da FAUrb Adriana Portella isso demonstra a qualificação acadêmica dos discentes na área de planejamento e desenho urbano da Faculdade.

Sobre o Concurso

Com milhares de vítimas fatais, a pandemia da COVID-19 exige uma resposta de todos os segmentos, seja institucional, privado ou público. Nesse sentido, por meio do Concurso Público de Ideias Casa Saudável – Cidade Saudável, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) buscou selecionar ideias para reconfigurar espaços da macro escala (cidades) a micro escala (home office), para a realidade do período atual e pós-pandemia.

Além das gravíssimas perdas humanas, a pandemia desvela a desigualdade social do país, expondo a falta de saneamento básico e equipamentos sanitários adequados a uma grande parcela da sociedade, fatores que contribuem para a disseminação de doenças, incluindo a COVID-19. Nesse sentido, os futuros arquitetos e urbanistas apresentaram propostas que visam proporcionar a mitigação dessas questões que afetam grande parte da sociedade.

O concurso se dividiu em cinco categorias, Casa Saudável, Cidade Saudável, Equipamentos Públicos, Espaços Públicos e Trabalho Saudável.

A discente Marina Barra teve seu projeto premiado na categoria Cidade Saudável, no qual, junto ao seu grupo, Bruna Nélio, Maciel Antonio e Matheus Burity, todos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, desenvolveu um projeto urbano de ciclovia para o bairro Cascata na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil. A proposta entende a inserção da ciclovia como um projeto de inclusão e requalificação social, integrando o bairro as demais áreas da cidade através de um desenho urbano sustentável, seguro e inclusivo. Questões como segurança, integração com pontos de ônibus e bicicletário 24 horas foram considerados.

O discente Felipe Pereira da Silva teve seu projeto premiado na categoria Espaços Públicos, em parceria com as alunas Vândila Lima, Lara Perin, Giovana Piassi e Pâmela Lira, todas da Universidade Federal do Espírito Santo. O projeto parte do conceito da necessidade de haver espaços públicos seguros e acolhedores e que também sejam funcionais, adequando-se a necessidade do meio urbano e aos modos de vida. Foram propostos mobiliários urbanos como pontos de ônibus, lavatórios, totens de informação com lixeira, bicicletários, mesas e bancos, considerando para seu design os conceitos de resiliência e caráter multifuncional, variando sua forma de acordo com o local a ser colocado.

A lista completa de todos projetos vencedores pode ser acessada em http://concursoestudantes.caurs.gov.br/resultados/ .

Publicado em 11/11/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Arquitetura e Urbanismo, cidades, Estudantes, FaUrb, Projetos.