Faculdade de Enfermagem recebe a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa para qualificação

No dia 03 de novembro, o Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (CEP/FE/UFPel) recebeu as consultoras da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) Lízia Fabíola Almeida da Silva (fisioterapeuta) e Glenda Moraes Rocha Brana (advogada) por webconferência, para desenvolvimento do Projeto de Qualificação de CEP.

O encontro foi desenvolvido em três momentos. No primeiro, a vice-coordenadora do CEP/FE/UFPel, Marilu Correa Soares, no exercício da coordenação, apresentou a trajetória do CEP/FEN/UFPel, elencando facilidades e dificuldades no exercício das atividades. Também presente à reunião, o funcionário administrativo do CEP Jonathan Dias Hardt pontuou sobre suas atividades na secretaria. As consultoras da CONEP explanaram sobre o projeto de qualificação dos CEPs e enfatizaram a importância da participação do controle social na figura dos representantes dos usuários no CEP.

Na segunda fase do encontro, além da vice-coordenadora do CEP, participou também a diretora da FE, Valéria Cristina Christello Coimbra. Na ocasião, as consultoras da CONEP reforçaram a importância do comprometimento e parceria da gestão da Faculdade de Enfermagem para com o CEP, salientando a coparticipação da Direção da FE no desenvolvimento das atividades do CEP. A diretora reforçou esta parceria e colocou–se à disposição para o trabalho conjunto com vistas a qualificar as atividades do CEP/FE/UFPel.

Após, o encontro contou com a presença de todos os membros do CEP. As consultoras realizaram uma roda de conversa com apresentação de temáticas sobre questões relevantes ao Sistema CEP/CONEP com ênfase na avaliação ética dos projetos de pesquisa submetidos ao CEP, elaboração dos Pareceres Consubstanciados e Termo de Consentimento Livre e Esclarecidos (TCLE). As representantes da CONEP classificaram os pareceres emitidos pelo CEP/FE/UFPel como muito bons e enfatizaram o comprometimento voluntário dos membros do CEP/FE/UFPel para o sucesso das atividades.

No fechamento, os membros do CEP/FE/UFPel elaboraram um Plano de Melhoramento para CEP com ações a curto, médio e longo prazo para a construção de possíveis alternativas de melhoria do trabalho do CEP. Este Plano de Melhoramento será anexado ao Relatório emitido pelas Consultoras da CONEP e enviado ao CEP para posterior discussão com a Direção da Faculdade de Enfermagem e coordenadores do CEP.