Início do conteúdo

Pesquisa analisa reutilização, pela UFPel, de patrimônio industrial que recebe campi

A arquiteta e urbanista da UFPel Daniela Goularte está fazendo uma pesquisa com os servidores, docentes e técnicos, e discentes que utilizam os Campi Anglo e Porto, analisando a reutilização do patrimônio industrial feito pela Universidade. A pesquisa ocorre no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH.  A investigação busca saber como a sociedade percebe o Patrimônio Industrial inserido na paisagem urbana, quais valores lhe são atribuídos e quais são as memórias a ele relacionadas, a partir de diferentes perspectivas.

Para isso, a pesquisa está sendo aplicada apenas a diferentes sujeitos que desenvolveram relações diretas com estes espaços em diferentes períodos, desde quando as fábricas se encontravam em atividade, durante o período do seu abandono e atualmente com a reutilização para fins acadêmicos.

Esta etapa da pesquisa é destinada à comunidade acadêmica, preferencialmente àquela cuja rotina, anterior à pandemia, se desenvolve no entorno dos Campi Anglo e Porto (Cearte, Cenge, Faurb, ICH I, ICH II), já que o recorte espacial da pesquisa investiga o patrimônio industrial localizado atualmente nos bairros Balsa, Porto e Caieira.

Por isso, a pesquisadora está convidando a comunidade acadêmica para participar do trabalho. O questionário está disponível em https://forms.gle/wgRwKGMP8pdUQsz5A .

Não é preciso se identificar para participar desta etapa. Se houver interesse em continuar contribuindo, é só manifestar a intenção no final do formulário. Para dúvidas, entre em contato pelo e-mail arquiela@gmail.com.