Livro Estrelas Juninas: gênero, raça e sexualidade no São João de Belém é lançado

O professor da UFPel Rafael da Silva Noleto lançará no dia 3 o livro intitulado “Estrelas Juninas: gênero, raça e sexualidade no São João de Belém”, durante a programação da 32ª Reunião Brasileira de Antropologia (realizada online devido a pandeia de covid-19). O livro é decorrente da pesquisa de doutorado desenvolvida pelo autor no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS/USP).

Em sua etnografia, Noleto realiza uma abordagem antropológica das implicações do protagonismo de mulheres, gays, travestis, transexuais e pessoas transgênero no contexto dos concursos juninos promovidos pelo Governo do Estado do Pará, pela Prefeitura Municipal de Belém e também por produtores culturais que realizam esses certames nos bairros “periféricos” da capital paraense.

O livro conta com prefácio escrito por John Dawsey (PPGAS/USP), texto de apresentação de Silvana Nascimento (PPGAS/USP), contracapa de Heloísa Buarque de Almeida (PPGAS/USP) e texto de “orelha” de Paula Lacerda (PPGCIS/UERJ). A obra foi editada a partir da curadoria da antropóloga María Elvira Díaz-Benítez (PPGAS/Museu Nacional).

“Estrelas Juninas” é um livro que visa dar uma contribuição ao aprofundamento de questões de gênero e sexualidade em contextos amazônicos assim como no âmbito das discussões em torno das culturas populares. O livro integra o catálogo da Editora Papéis Selvagens, que vem publicando importantes pesquisas antropológicas desenvolvidas no Brasil, além de publicar traduções de obras relevantes para a a Antropologia Mundial como, por exemplo, o livro “A escrita da Cultura” (de James Clifford e George Marcus), além da recente tradução de “A escrita dos mundos de mulheres: histórias beduínas” (de Lila-Abu-Lughod).

Rafael da Silva Noleto é antropólogo, cantor e compositor, professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGANT/UFPel) e do Bacharelado em Ciências Musicais (Centro de Artes/UFPel), doutor em Antropologia Social (PPGAS/USP), mestre em Antropologia (PPGA/UFPA), graduado em Música (UEPA) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais (CIMUS/UFPel).

Seus temas de interesse são Antropologia da Performance (Música, Teatro e Dança); Etnomusicologia; Estudos Interseccionais de Gênero, Sexualidade, Raça e Classe; Teoria Antropológica; Ensino de Antropologia; Cidades Amazônicas.

Site do evento de lançamento: https://www.32rba.abant.org.br/site/capa .

Vídeo de divulgação do livro: https://youtu.be/btqPmvuzFLM .