Início do conteúdo

UFPel sedia evento sobre processamento digital

O Video Technology Research Group (ViTech) e o Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da UFPel promoveram a 4th IEEE SPS/CASS Seasonal School on Digital Processing of Visual Signals and Applications (IEEE DPVSA). O evento foi totalmente virtual e gratuito e aconteceu entre 19 e 21 de outubro. Esta é a primeira vez que a UFPel organiza o evento e, neste ano, foi coordenado pelos professores Bruno Zatt e Luciano Agostini, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec).

A IEEE DPVSA é um evento realizado anualmente e busca promover um ambiente para troca de ideias e discussões dos desafios da área de processamento de sinais visuais no futuro próximo, congregando especialistas da academia e da indústria.

Neste ano, o evento contou com um número recorde de 355 participantes e, pela primeira vez, vários participantes do exterior atenderam ao evento.   A programação contou com sete palestrantes do exterior e seis palestrantes nacionais, oriundos da academia e de empresas, incluindo universidades como NCTU – Taiwan, ULB – Bélgica, ULisboa – Portugal e UFPel, UFRGS e IME, do Brasil; e empresas como Facebook, Microsoft, Samsung, BBC de Londres e Globo.

Além dos palestrantes, esta edição da IEEE DPVSA contou ainda com sessões de pôsteres com 34 trabalhos selecionados, apresentados por alunos de graduação e pós-graduação oriundos de diversas instituições do Brasil.  A cerimônia de abertura foi realizada no primeiro dia do evento e contou com a participação do professor Odir Dellagostin, diretor-presidente da FAPERGS e atual presidente do CONFAP, do professor Flávio Demarco, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel, do professor Tiago Collares, diretor do CDTec, do professor Marcelo Porto, coordenador do PPGC, além dos dois coordenadores da DPVSA.

Todas as falas foram de valorização da realização deste evento e de sua importância para o PPGC, para a UFPel e para a área no Brasil.   De acordo com o professor Bruno Zatt, a organização do evento neste ano precisou enfrentar alguns desafios causados pela pandemia, que impossibilitou a reunião física dos participantes. “Por outro lado, tivemos uma maior facilidade para trazer ao evento palestrantes de grande relevância internacional, como pesquisadores do Facebook, Microsoft e BBC e acadêmicos da Universidade de Lisboa, da Université Libre de Bruxelles e da National Chiao Tung University”, afirma o professor.

O professor Marcelo Porto, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da UFPel, destaca o número expressivo de participantes no evento este ano, com mais de 350 inscritos. “A linha de Sistemas Multimídia e Processamento Digital de Sinais é a linha mais recente do PPGC, mas é uma das mais produtivas do nosso programa e a DPVSA está inteiramente alinhada a esta linha de pesquisa e trata de uma área em ampla expansão, que tem recebido especial atenção recentemente devido à importância deste tipo de sistemas para permitir a execução de tarefas à distância, como no teletrabalho, telemedicina e educação”, destaca o coordenador do PPGC.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do evento em https://wp.ufpel.edu.br/dpvsa/ ou na página do evento no Facebook (@4th IEEE DPVSA).

Publicado em 26/10/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags CDTec, Ciência, Computação, FAPERGS, Pesquisa, PPGC, PRPPGI, Tecnologia, ViTech.