Início do conteúdo

Lançamento da revista PIXO 14 – Envelhecer no Lugar II

O segundo volume da revista PIXO com a temática Envelhecer no Lugar reúne artigos e ensaios que versam sobre participação social, memória e políticas urbanas pautados pelo envelhecimento. Esta edição da Pixo traz a ideia de que ambientes viáveis são articulados através de um forte sentido de lugar, definido como vínculos sociais, psicológicos e emocionais que as pessoas têm com seu ambiente.

Um forte senso de lugar resulta do acesso a apoios para participação ativa, oportunidades para construir e sustentar redes sociais e assumir um papel significativo na comunidade. Em contraste, um sentimento de exclusão ou “falta de oportunidades de participação na comunidade” está associado à alienação, ao isolamento e à solidão, muitas vezes resultando em problemas diversos de saúde e bem-estar, particularmente entre os idosos vulneráveis.

Socialmente, a criação de ambientes urbanos amigáveis ao envelhecimento que apoiam o sentido de lugar é parte integrante do envelhecimento bem-sucedido, garantindo que as pessoas possam continuar a contribuir positivamente na velhice, atrasando a necessidade de cuidados institucionais e reduzindo os custos de saúde e assistência social. https://periodicos.ufpel.edu.br/…/article/view/19880/11959