Início do conteúdo

GEGRADI conversa sobre jogos pervasivos intergeracionais: o projeto PERGAMEX

GEGRADI conversa com Eva Cerezo, da Universidade de Zaragoza, na Espanha, sobre jogos pervasivos intergeracionais: o projeto PERGAMEX. O evento ocorrerá no dia 20, às 10h.

O projeto PERGAMEX se centra no desenho de experiências de jogos pervasivos para todos, com foco especial nas experiências intergeracionais, na aplicação de técnicas de cocriação e na consideração das questões éticas e de gênero. Os jogos digitais têm vantagens que os fazem mais populares que os jogos tradicionais: motivam intrinsecamente os jogadores ao trazerem mais fantasia, desafio e curiosidade. Porém, têm algumas desvantagens como a diminuição da atividade física e das interações sociais.

Nos últimos anos, o mundo real está se voltando ao entretenimento digital, com um novo gênero de jogos: os jogos pervasivos. Estes jogos já não se limitam ao domínio virtual, mas integram aspectos do mundo físico com foco especial nos aspectos sociais, superando as limitações dos jogos tradicionais nas dimensões espaciais, temporais ou sociais. A conversa mostrará as experiências intergeracionais realizadas em espaço interativo criado pelo grupo  AffectiveLab en el Centro de Arte y Tecnología Etopía de la ciudad de Zaragoza (España).

A conversa ocorrerá no canal do Youtube, no link https://www.youtube.com/embed/BtlMO-XISsg.