Evento traz, nesta terça (20), Boaventura de Sousa Santos de volta à UFPel

A Universidade Federal de Pelotas terá mais uma oportunidade de receber o sociólogo, pesquisador e professor português Boaventura de Sousa Santos. Mas, dessa vez, a visita será virtual: Boaventura ministrará a sessão de abertura do 1º Seminário Institucional do Grupo de Interlocução Pedagógica da UFPel.

A palestra ocorrerá nesta terça-feira, dia 20 de outubro, às 14h, e será transmitida online. Boaventura tratará do tema “A Docência Universitária em tempos de crise: desafios e possibilidades”, que também será a temática do Seminário do GIP. Veja os links de acesso e programação completa do Seminário em https://wp.ufpel.edu.br/interlocucaopedagogica/linkdeacesso/ . As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de outubro.

Segundo o coordenador do grupo e membro da comissão organizadora do evento, Eduardo Neves, o seminário estava programado para ocorrer em abril de forma presencial, mas foi trazido para o ambiente virtual devido à pandemia do coronavírus. Essa mudança possibilitou que fossem pensados outros nomes para serem trazidos: “E o nome do Boaventura foi praticamente uma unanimidade”, explica ele.

A ideia é que o pensador português ajude na reflexão sobre quais são os desafios e os possíveis caminhos a serem trilhados nesse momento de turbulências políticas e estruturais, que também sofrerá as consequências da pandemia.

O palestrante

Boaventura de Sousa Santos é sociólogo, pesquisador e professor da Universidade de Coimbra, em Portugal, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e da Universidade de Warwick, no Reino Unido. Formado inicialmente em Direito, é autor de diversos trabalhos nas áreas de sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais, e sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado, direitos humanos, com trabalho de campo realizado em Portugal, Brasil, Colômbia, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Bolívia e Equador.

Em 2018, Boaventura esteve em Pelotas para receber uma dupla titulação de Doutor Honoris Causa, outorgados tanto pela UFPel quanto pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Na mesma oportunidade, inaugurou o Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Letras (Cehus).

Para o reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, a nova participação de Boaventura em um evento da UFPel demonstra o reconhecimento do português no trabalho realizado na UFPel: “O professor Boaventura é muito seletivo nos convites que aceita. O fato de ele aceitar, em um curto espaço de tempo, dois convites para estar dialogando com a nossa comunidade reforça nossa confiança na democracia de alta intensidade que hoje existe na UFPel”.

O evento

O 1º Seminário Institucional do Grupo de Interlocução Pedagógica faz parte das atividades dessa instância criada para fomentar o diálogo entre as unidades acadêmicas da UFPel, juntamente à gestão da Universidade, sobre a temática da Pedagogia Universitária.

Além da conferência de abertura de Boaventura de Sousa Santos, o evento também contará com outras palestras, mesas redondas, relatos de experiências e oficinas. A programação completa será divulgada em breve.

Coordenam o evento o professor Eduardo Neves (Pró-Reitoria de Ensino), Vera Lucia Bobrowski (Instituto de Biologia), Eugênia Braga (Instituto de Biologia), Sabrina Salazar (Instituto de Física e Matemática), Luiz Felipe Schuch (Faculdade de Veterinária), Daniel Duarte (Centro de Letras e Comunicação) e Ana Inez Klein (Instituto de Ciências Humanas).