Início do conteúdo

Projeto sobre o Patrimônio Industrial de Pelotas lança portal e redes sociais

Para estimular o reconhecimento e a valorização do patrimônio industrial da cidade de Pelotas, o projeto História, Memória e Patrimônio Industrial de Pelotas, coordenado pela professora Ana María Sosa González, reúne alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento, além de contar com a colaboração de professores e funcionários da Universidade Federal de Pelotas, assim como de instituições universitárias do exterior.

Dentre as ações desenvolvidas pelo projeto está o subprojeto Memória, identidade e patrimônio industrial adquirido pela UFPel, que tem por objetivo estudar as edificações que no passado abrigavam fábricas na cidade, e que mais tarde foram adquiridas pela UFPel. O estudo dessas edificações se dá tanto no sentido de identificar seu estado de conservação, como na promoção de sua ativação patrimonial.

Nesse sentido, e com o objetivo de divulgar as ações do projeto e de seus subprojetos, foi criado um site, um espaço virtual para a continuidade das ações do projeto, onde são apresentadas as suas áreas de concentração, isto é, “Patrimônio Industrial”, “Patrimônio Industrial da cidade de Pelotas” e Patrimônio Industrial adquirido pela UFPel”, bem como fotografias e vídeos que tratam das mesmas temáticas.

O site também traz informações relevantes sobre outras pesquisas desenvolvidas sobre a mesma o mesmo tema, por meio do campo “publicações” é possível conhecer, não apenas a produção resultante do projeto, como também, teses, dissertações e artigos resultantes do trabalho de diferentes pesquisadores.

No próximo dia 20 de outubro, às 18h, acontecerá o lançamento oficial do site e dos perfis em redes sociais aos quais ele está vinculado em uma live no Facebook: https://www.facebook.com/patrimonioindustrialpelotas. A partir dessa data será possível acompanhar o desenvolvimento do projeto e demais pesquisas no campo do patrimônio industrial na cidade de Pelotas. Abaixo seguem os endereços do site e de suas redes:

Site: https://wp.ufpel.edu.br/patrimonioindustrial/

Instagram: https://www.instagram.com/patrimonioindustrialpel/

Facebook: https://www.facebook.com/patrimonioindustrialpelotas

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCB7Djp8c_xoXJWXsyaqrDIw

E-mail: patrimonioindustrialpelotas@gmail.com