Medicina Social pesquisa saúde dos trabalhadores do HE e testa anticorpos para Covid

O Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas realizará a pesquisa CUIDACOVID, sobre a saúde dos trabalhadores do Hospital Escola. A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e conta com o apoio do Hospital Escola. A equipe de pesquisadoras é constituída pela Dra. Ana Claudia Gastal Fassa, professora do Departamento de Medicina Social e coordenadora do estudo; pela Dra. Ana Laura Cruzeiro Szortyka, professora do curso de Psicologia, pela Dra. Maitê Carvalho, assistente de pesquisa e pelas alunas do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia Betina Flesch (Doutoranda) e Laura Goulart (Mestranda).

Os participantes responderão a um questionário sobre aspectos relacionados ao trabalho e sobre sua saúde. Além disso, realizarão teste Elisa para a detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG para SARS-CoV-2. A partir de 15 de outubro, a coordenação do estudo entrará em contato com as chefias de setor do Hospital Escola para organizar a ida dos trabalhadores interessados em participar até o local onde o estudo estará sendo realizado (das 7 às 15 horas na Marcílio Dias, 939 e das 15 às 22 horas na Prof. Araújo, 439 – portão garagem). Para obter mais informações sobre o estudo, faça contato com os pesquisadores pelo e-mail cuidacovid@gmail.com, pelo telefone (53) 3284.4049 ou no local do estudo.

Um número expressivo de trabalhadores da saúde esteve envolvido no enfrentamento da epidemia de COVID-19. Não somente profissionais de saúde, mas também profissionais administrativos, responsáveis pela higienização, copa, rouparia, dentre outros. Esses trabalhadores precisam ter suas necessidades em saúde monitoradas e atendidas. Os resultados do estudo são importantes para subsidiar políticas de promoção à saúde dos trabalhadores.