E-book Acessibilidade Cultural: atravessando fronteiras é lançado nesta terça (6)

Nesta terça, 6 de outubro, às 15h (19h em Portugal), será lançado o e-book “Acessibilidade Cultural: atravessando fronteiras”, publicação que reúne as palestras proferidas no Seminário Internacional de Acessibilidade Cultural (SIAC) e dois documentos, A “Carta de Pelotas” e a “Carta aos Bípedes”.  O evento é on-line e gratuito. Para participar, acesse a sala de webconferência, em https://webconf2.ufpel.edu.br/b/des-kpu-ut4, no horário marcado. Não é necessária inscrição prévia.

Para o lançamento, será realizada uma roda de conversa, que contará com a presença dos professores Jefferson Alves, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Patricia Dorneles, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jeniffer Cuty, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Francisca Michelon, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Desirée Nobre, do curso de Terapia Ocupacional da UFPel e coordenadora do SIAC. As quatro universidades compõem a Rede Interinstitucional de Acessibilidade Cultural.

O SIAC

O Seminário Internacional de Acessibilidade Cultural, promovido pela Rede de Museus da UFPel, foi realizado on-line entre 25 e 29 de maio de 2020. O evento contou com a participação de ouvintes e palestrantes de todo o Brasil e de Portugal. No total, foram realizadas 18 palestras, que debateram e refletiram sobre a inclusão da pessoa com deficiência em diferentes espaços e práticas culturais.

A “Carta de Pelotas: Resistência e Mobilização pelas Diferenças” foi redigida no fim do Seminário, em assembleia final, por sugestão da professora Jeniffer Cuty, da UFRGS. Seu objetivo central é “firmar um compromisso ético de defesa e respeito às diferenças que caracterizam o ser humano em sua pluralidade” (trecho da carta). O documento é assinado por mais de 60 pesquisadores e profissionais da cultura, pessoas com deficiência, docentes e discentes de diferentes cursos que participaram da assembleia.

A “Carta aos Bípedes” é de autoria do coreógrafo, dançarino e professor Edu O., um dos palestrantes do SIAC.

Todas as palestras do Seminário Internacional de Acessibilidade Cultural estão disponíveis na Página do evento, em https://wp.ufpel.edu.br/prec/siac/.