PRE publica Carta à Comunidade Acadêmica

À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFPel

Prezados(as) alunos(as), professores(as) e técnico-administrativos!

Um novo semestre se inicia e com ele retomamos as atividades de ensino na graduação e na pós-graduação, neste momento ainda de forma diferente da que estamos habituados, de maneira integralmente remota. A realidade vivenciada pela humanidade se alterou rápida e brutalmente, e todos estamos aprendendo a estar neste mundo. Na Universidade não é diferente. Vivemos sobressaltos, angústias, dúvidas e muitas aprendizagens. Estamos exercendo, talvez mais do que em outros tempos, a cooperação, as trocas, a compreensão, tão necessárias para o enfrentamento de condições adversas.

No dia 12 de setembro encerrou o calendário alternativo. Ele teve como propósito principal promover o acolhimento e a aproximação entre docentes e alunos,  destes entre si e de todos com o conhecimento e as aprendizagens específicas de cada área, mas também de outros temas importantes por meio da oferta de vários projetos de ensino, de pesquisa e de extensão. Foi um período de experenciar o ensino remoto, o único possível neste tempo de excepcionalidades, e da maneira mais qualificada que podemos e sabemos fazer.

Neste tempo, qualificamos processos, equipamentos e estruturas internas da Universidade. Criamos comitês (UFPEL DIGITAL, Comitê Acadêmico) e setores (Núcleo de apoio a Tecnologias Educacionais – NATE), visando dar o apoio técnico e pedagógico. Elaboramos materiais e regulamentações internas para dar sustentação e segurança à comunidade acadêmica. Promovemos eventos de capacitação, tanto para o uso de plataformas e ferramentas remotas, quanto para aprofundar concepções e práticas pedagógicas. Lançamos editais para a inclusão digital dos estudantes e ampliamos as cotas de bolsas de monitoria. Contamos com o apoio fundamental do Grupo de Interlocução Pedagógica (GIP) e de todas as pró-reitorias, setores e unidades acadêmicas para dar sustentação ao trabalho.

Estamos mais preparados e mais fortalecidos para uma oferta mais consistente de componentes curriculares e demais atividades de ensino neste calendário que se inicia. As ofertas de turmas se ampliaram significativamente. De 597 turmas ofertadas no calendário alternativo passamos para 2.382 turmas, o que representa 65% das ofertas previstas no calendário suspenso de 2020/1. Foram muitas pessoas envolvidas para planejar e ampliar esta oferta, e é imprescindível destacar o empenho das coordenações de curso, chefias de departamentos, direções de unidades acadêmicas, representação discente, professores (as), servidores (as) técnico-administrativos, estudantes.

É um calendário organizado com base nas ofertas do 2020/1, mas não se trata de um calendário regular, porque não vivemos em termos regulares. Ele é excepcional, emergencial e tem a intenção de reduzir o represamento de disciplinas e turmas, tendo como prioridade os alunos ingressantes do 2020/1 e alunos concluintes.

Nem todos os componentes curriculares serão ofertados agora, alguns por serem essencialmente prático-presenciais e outros porque têm carga horária teórico-prática, com necessidade de aulas presenciais, mas tudo que é possível está sendo ofertado e, assim, contamos com a compreensão de todas as pessoas.

Cumprimentamos a todos (as) pelo empenho no enfrentamento desses desafios e desejamos um ótimo semestre.

Fátima Cóssio Pró-Reitoria de Ensino – UFPel