Início do conteúdo

5ª Semana Acadêmica da Gastronomia celebra dez anos do curso

Para comemorar a primeira década do curso de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a 5ª Semana Acadêmica do Curso será realizada de forma on-line e gratuita de 30 de setembro a 06 de outubro.

Evento de caráter técnico-científico, a Semana Acadêmica tem como tema “Comida que Move”. Comida que move o mundo, as pessoas, que transforma espaços, agencia relações, incorpora rituais, que faz o fluxo da vida acontecer. O encontro irá apresentar um pouco dessa diversidade existente por meio de palestras e workshops com convidados.

Conforme ressaltam os organizadores, comer, temperar e cozinhar é parte constitutiva da vida humana. “Movemos uma parte diária de nossas existências em função da comida. Estamos falando sobre ver o movimento do mundo em função da alimentação”, destacam. Diferenças culturais ao redor do planeta trazem a pluralidade de ingredientes e técnicas. A diversidade existente na Gastronomia é o que faz pessoas estarem ligadas umas às outras, de alguma forma, quando o tema em pauta é a comida.

Serão abordados no encontro diversos temas, dentre eles: mercado de trabalho, feminismo, negritudes, bebidas, sustentabilidade e muito mais. Participarão grandes nomes do meio gastronômico. Destacam-se: chef Camila Botelho, Maria Eunice Maciel, Gustavo Guterman, Lourence Alves, Tukumã Pataxó, Ellen Monielle e Ricardo Yudi.

As inscrições podem ser feitas nesta página até o dia 30 de setembro, com certificação totalizando 42 horas. As novidades podem ser acompanhadas pelas redes sociais do curso: Instagram (@dagastroufpel) e Facebook (DAG – Diretório Acadêmico da Gastronomia).

O evento é promovido pelo Diretório Acadêmico da Gastronomia e coordenado por Valdecir Carlos Ferri e Rangel Carraro Toledo Borges.

Dez anos de história e sabores
Essa é a trajetória do curso de Gastronomia da UFPel, que ao longo destes dez anos tem sido temperado a muitas mãos para o fortalecimento das pessoas. O curso foi criado pela portaria 1.548 de 06 de outubro de 2010 e teve seu reconhecimento consolidado pela Portaria nº 248 de 31/05/2013 publicada no D.O.U. de 03/06/2013.

Neste ano de 2020, ao completar seus dez anos, o curso teve a renovação do reconhecimento, através da Portaria nº 211 de 25/06/2020, publicada na Seção 1, página 118 do D.O.U. de 07/07/2020.