Novo Datacenter é instalado no Anglo

O novo Centro de Processamento de Dados (Datacenter) da UFPel começou a ser instalado hoje, 22/09, no espaço reformado do 3º pavimento do Bloco B do Campus Anglo. O ambiente foi adequado para funcionamento de grandes servidores e dispositivos de armazenamento de dados e comunicação e conta com piso elevado para possibilitar a passagem de cabos elétricos e de dados, armários metálicos (racks), onde são montados os equipamentos, e vários outros requisitos para um ambiente controlado e seguro.

A reforma do novo local foi realizada pela empresa Carlos Lang e faz parte das últimas obras de conversão da antiga estrutura do complexo Anglo. A obra foi iniciada em 2014, e após a desistência de outras duas empresas contratadas, encontra-se agora em fase final de execução, sendo a entrega efetiva do terceiro andar programada para as próximas semanas.

Além das obras de reforma, foram adquiridos novos equipamentos – servidores e dispositivos de armazenamento de dados. Estes equipamentos de TI fornecerão um suporte essencial para as atividades remotas em desenvolvimento na Universidade, a tanto as administrativas como as acadêmicas.

O Datacenter existente no Capão do Leão, que remonta ainda à época dos mainframes (grande computadores muito utilizados até a década de 80), será mantido em funcionamento por questões de segurança e redundância.

Ambiente e serviços melhores

Segundo o Pró-Reitor de Gestão da Informação e Comunicação, Júlio Mattos, “o término das obras, além de trazer um local adequado para os servidores computacionais da instituição, vai proporcionar um ótimo local de trabalho para grande parte do pessoal da PROGIC”.

O Pró-Reitor de Planejamento, Otávio Peres, destacou que o momento é de “efetiva conclusão das principais reformas do Campus Anglo. Um longo processo, que se deve a um grande número de pessoas envolvidas, desde as primeiras obras de reformas. Uma resultante possível na atual conjuntura através da captação de recursos suplementares junto ao MEC, tanto para as obras, quanto para aquisição dos equipamentos”.

Os novos equipamentos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) representam um investimento de mais de R$ 1.500.000,00, proveniente de Termo de Execução Descentralizada (TED) – valor extra orçamentário – recebido do Ministério da Educação para aquisição deste tipo de equipamentos. Os recursos foram aplicados na aquisição de uma solução composta de servidores de processamento de dados, unidades de armazenamento e interconexão e demais acessórios, além da aquisição de três unidades de armazenamento (storages).

A aquisição destes bens foi planejada pela PROGIC, através da Coordenação de Redes e Infraestrutura, desde o início de 2019 com a realização do estudo técnico e posterior processo licitatório concluído no mesmo ano. Por falta de recursos não foi possível a aquisição ainda no ano passado.

O novo Datacenter permitirá dar suporte às atividades da Universidade de forma confiável e segura, principalmente em um cenário que cada vez mais cresce devido ao nível elevado de digitalização dos seus processos e serviços.

Conforme o Coordenador de Redes e Infraestrutura, Eduardo Maroñas Monks, os novos equipamentos “estão cobertos por garantia e suporte para os próximos 5 anos e serão ativados imediatamente para melhorias nas plataformas de uso acadêmico, e-aula e Webconf. Ao longo dos próximos meses, haverá a migração gradativa para a nova infraestrutura para qualificar ainda mais os serviços providos à comunidade da UFPEL”.