Epidemiologista da UFPel ganha prêmio Pesquisador Gaúcho 2020 na área da saúde

Foto: Daniela Xu

O docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, Bernardo Lessa Horta, é o vencedor do prêmio Pesquisador Gaúcho 2020 na categoria Destaque na área de Ciências da Saúde. O anúncio dos premiados foi divulgado nesta sexta-feira (18) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). A seleção é feita com a participação do comitê de assessores científicos da FAPERGS e comitê especial.

Neste ano, a comissão recebeu o maior número de indicações entre todas as dez edições do prêmio. Instituições de pesquisa, ensino, empresas e institutos realizaram 156 indicações para 12 categorias de premiação.

De acordo com a Fapergs, os pesquisadores destaques são aqueles que “fizeram uma carreira brilhante na pesquisa científica”, contribuindo significativamente nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Humanas e Sociais; Física e Astronomia; Matemática, Estatística e Computação e Química.

O pesquisador da UFPel, Bernardo Lessa Horta, graduou-se em Medicina (1991), é mestre em Epidemiologia (1995) pela UFPel e PhD em Epidemiologia e Bioestatística pela Universidade McGill do Canadá (2001).

A investigação do impacto da nutrição e do crescimento na infância sobre o capital humano e o desenvolvimento de fatores de risco para doenças não transmissíveis se encontram entre as suas principais contribuições científicas. Suas pesquisas incluem as áreas de Epidemiologia Materno-Infantil, Epidemiologia do Ciclo Vital e Avaliação dos Serviços de Saúde.

É o atual coordenador da Área de Avaliação de Saúde Coletiva da CAPES e do estudo de Coorte de Nascimentos de 1982 em Pelotas, que inseriu a epidemiologia brasileira no contexto científico internacional dos estudos em epidemiologia do ciclo vital.

Atualmente, integra a coordenação do Estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (Epicovid19-BR), conduzido pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel. A pesquisa é o maior levantamento populacional do mundo a estimar a prevalência de Covid-19. O Epicovid19-BR realiza inquéritos sorológicos em série em 133 cidades brasileiras para conhecer a proporção de casos de infecção recentes por coronavírus na população dos principais centros urbanos do país. Além de estimar o percentual de brasileiros infectados com o SARS-CoV-2 em cada etapa, o estudo fornece evidências sobre o percentual de infecções assintomáticas, os sintomas mais comumente relatados pelos infectados e a velocidade de disseminação do contágio ao longo do tempo.

Premiação

Devido à pandemia, a solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá por transmissão nas redes sociais.  Uma novidade para esta edição é a abertura do evento, que será realizada no domingo (18/10), visando unir as comemorações dos 10 anos do Prêmio Pesquisador Gaúcho, com a participação especial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), que está celebrando 70 anos.

Todas as transmissões ocorrerão às 18 horas, de 18 a 23 de outubro, dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com a realização de “lives”, que terão a participação dos agraciados, relatando um pouco das suas trajetórias.