Bibliotecas disponibilizam vídeos em Libras sobre atendimentos e processos

A Coordenação de Bibliotecas (CBib), dando continuidade ao projeto de Capacitação e Acessibilidade nas Bibliotecas, está disponibilizando em seu site vídeos em Libras com perguntas e respostas sobre as normas de empréstimo e também outras questões específicas das bibliotecas. As questões foram elaboradas pela CBib e os vídeos foram gravados e editados pela Seção de Intérprete de LIBRAS do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e Coordenação de Comunicação Social (CCS).

A gravação dos vídeos é uma continuidade da Capacitação em Acessibilidade nas Bibliotecas, que foi realizada em 2018, oferecida a todos os servidores do Sistema de Bibliotecas, organizada em parceria pela CBib, NAI e Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP). A capacitação foi realizada em duas etapas.

A primeira, com carga horária de 8h, abordou as temáticas público-alvo do atendimento do NAI e da política de cotas da UFPel, legislação de amparo às pessoas com deficiência, deficiência visual e suas especificidades de atendimento, tecnologias assistivas e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem e suas especificidades de atendimento.

A segunda etapa com carga horária de 30 horas, os servidores da CBib realizaram capacitação específica em LIBRAS direcionado para o atendimento ao público nas bibliotecas. Essa capacitação teve carga horária maior e foi ministrada por uma intérprete de LIBRAS do NAI. A capacitação foi realizada dentro do ambiente da Biblioteca Campus Porto através de aulas práticas, incluindo simulações de atendimento aos alunos. Confira no link https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/libras/ .

Publicado em 02/09/2020, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags Acessibilidade, Bibliotecas, CBib, Comunidade, Ensino, Estudantes, Libras.