Início do conteúdo

Projeto discute questões contemporâneas do campo das artes

O Pós em Artes Visuais Convida é uma atividade promovida pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Artes Visuais (PPGAVI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para promover a discussão acerca de questões contemporâneas que atravessam o campo das artes.

Os encontros se constroem por meio da ação de convidar que é acionada em dois sentidos, no daqueles que são convidados a partilhar seus conhecimentos, experiências e inquietações, e no daqueles que são convidados a escutar, dialogar e interagir.

As conversas serão transmitidas ao vivo pelo YouTube no Canal Conexão Arte do Centro de Artes UFPel. Os participantes que quiserem certificado devem realizar sua inscrição prévia pelo formulário disponível em https://forms.gle/MrA16qdmR6NrkhMCA .

O endereço da ação é o   https://wp.ufpel.edu.br/mestradoartesvisuais/2020/09/01/ppgavi-convida/ .

A próxima atividade ocorre no dia 9 de setembro, às 15h, com o tema  Acción artística/acción política/acción descolonizadora. Procesos y experiencias desde la universidad pública, com Laura Catelli, da Universiad de Rosario/CONICET – Argentina.

As leituras indicadas para o evento  são “Lo político en el arte: arte, política e instituciones”, de Nelly Richard,  disponível em https://hemi.nyu.edu/hemi/es/e-misferica-62/richard , e Esferas da Insurreição: notas para uma vida não cafetinada, de Suely Rolnik – Introdução e Capítulo 1.

Laura Catelli é doutora em Estudos Hispânicos pela University of Pennsylvania (Filadélfia, Estados Unidos, 2010), Professora Titular da Cátedra “Problemática del Arte Latinoamericano del Siglo XX” na Escuela de Bellas Artes, Facultad de Humanidades y Artes da Faculdade de Letras da Universidad Nacional de Rosario desde 2013, e Pesquisadora Adjunta do Instituto de Estudios Críticos en Humanidades (Universidade Nacional de Rosário-CONICET), onde realiza o projeto “Aproximaciones poscoloniales a la problemática racial en la construcción de imaginarios culturales en América Latina” e dirige a linha de pesquisa em Teoria Pós-colonial na América Latina. Fundou e, atualmente, dirige o Centro de Pesquisa e Estudos em Teoria Pós-colonial (IECH, UNR-CONICET).

Suas publicações incluem Arqueología del mestizaje: colonialismo y racialización (2020); Términos claves de la teoría poscolonial latinaomericana (2012) e Materialidades poscoloniales y de la decolonialidad latinoamericana (2014), ambos editados com María Elena Lucero; Condición poscolonial y racialización (Editorial Quellqasca, Argentina), editado com Manuela Rodríguez e Patricio Lepe-Carrión; foi editora convidada dos números especiais de Tendencias, perspectivas y desafíos actuales de los estudios coloniales (Cuadernos del CILHA, Argentina, 2012); e Pensar lo colonial (Revista Tabula Rasa, Colombia, 2018) com Mario Rufer y Alejandro De Oto; e vários artigos e capítulos de livros.