Início do conteúdo

Laboratório de Estudos Comportamentais aumenta internacionalização

O Laboratório de Estudos Comportamentais (LabCom) da UFPel está promovendo uma maior internacionalização de suas atividades, através da remodelação do site do órgão, agora disponível em três idiomas, Português, Inglês e Espanhol. O setor tem atuação com o Reino Unido, a Índia, a Espanha, o México, a Colômbia, a Argentina, o Chile, a Austrália e os Estados Unidos.

O LabCom foi criado em 2016, no âmbito do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Faurb) da UFPel. Começou com um grupo de professores, pesquisadores e alunos com interesses interdisciplinares de pesquisa, abrangendo temáticas de desenho e planejamento urbano, arquitetura, psicologia ambiental, política social, sociologia, filosofia e turismo e conceitos teóricos de migração e refúgios, inclusão social, desigualdades sociais, saúde e bem-estar, envelhecimento no local, senso de lugar, resiliência e patrimônio histórico.

O Projeto PlaceAge (www.placeage.org), financiado pela agência britânica ESRC (Economic and Social Research Council) num total de 1.213.116,00 de libras esterlinas (R$ 8.491.812,00) e coordenado no Brasil pela professora da FAUrb da UFPel Adriana Portella, foi o ponto de partida que motivou a criação do Laboratório.

“Estamos sempre expandindo nossa rede de pesquisa internacional e hoje nossas conexões internacionais ocorrem com pesquisadores do Reino Unido, Índia, Espanha, México, Colômbia, Argentina, Chile, Austrália e USA. Nossos estudos centram-se na grande temática inclusão social e bem-estar para todos e buscam atender os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, considera a professora Adriana.

O Laboratório busca promover cidades saudáveis e inclusivas por meio de pesquisas que possam apoiar a formulação de políticas públicas em países de baixa e média renda. As investigações estão relacionadas a como incluir comunidades vulneráveis no processo de projeto e construção da cidade. O objetivo é reunir a prática humanitária com a de desenvolvimento urbano e regional, dois campos que tradicionalmente se baseiam em diferentes áreas de pesquisa acadêmica.

O site do LabCom é o https://wp.ufpel.edu.br/labcom/ .