CAPES atende pedido da UFPel e bolsistas de pós-graduação poderão retornar às suas cidades

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) atendeu a solicitação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) para flexibilizar, durante o período de atividades remotas devido à pandemia, a regra que prevê que o aluno bolsista deve fixar residência na cidade onde realiza o curso. Desta forma, os bolsistas de pós-graduação que estão em Pelotas poderão retornar para as cidades ou países de origem, local onde poderão desempenhar as atividades acadêmicas com melhor estrutura física e emocional, mantendo as bolsas de Mestrado ou Doutorado.

De acordo com o coordenador de pós-graduação, Rafael Vetromille Castro, os estudantes estavam tendo a obrigação de ficar em Pelotas para manter as bolsas e ao mesmo tempo os programas de pós-graduação não podiam liberar estes alunos, pois estariam infringindo uma regra da CAPES. “Foi uma grande conquista que dará um alento para os estudantes estrangeiros e brasileiros de outras cidades que terão um suporte físico e emocional muito maior ao retornarem para as cidades de origem”, comemora.

A consulta sobre a possibilidade de flexibilização, diante da atual situação de pandemia, foi encaminhada no início de agosto para a CAPES. Em resposta, recebida nesta terça-feira (18), a CAPES informou que entende os “argumentos sobre a adoção de atividades remotas, a disponibilização de estruturas física e emocional nas cidades/países de origem e a avaliação pontual de cada situação por parte das Comissões de Bolsas” e deferiu a “flexibilização do art. 9º inciso X da Portaria CAPES nº 76/2010, que prevê a exigência de fixação de residência na cidade onde é realizado o curso, em razão das medidas de isolamento social necessário ao combate à pandemia da COVID-19”.

Os estudantes que quiserem retornar para as suas cidades devem entrar em contato com a coordenação do Programa de Pós-Graduação que fazem parte para informar sobre o retorno.