UFPel participa de projeto que documenta a experiência da COVID-19 no RS

A UFPel está participando do projeto interinstitucional “Documentando a Experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul” que tem como objeto o recolhimento e difusão de registros sobre o cotidiano e a experiência subjetiva da população na pandemia de COVID-19 no Rio Grande do Sul.

Os relatos serão arquivados e servirão como fonte para pesquisas e reflexões futuras. Se ainda não participou, acesse e preencha o formulário clicando em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScYa5VSCfVxY-jqoaQAjKqMp18D0WT56ki-GMcLsQA5ofCuwQ/viewform. Para a responsável pelo projeto na UFPel, professora Lorena Almeida Gill, é importante que as experiências da pandemia e do isolamento social sejam documentados. “Estamos vivendo um momento que ficará marcado na história da humanidade, como aconteceu em 1918, com a gripe espanhola, por exemplo e por isso é tão importante que deixemos para gerações futuras, através da nossa memória, o que mudou no nosso cotidiano e quais os sentimentos que temos sobre o período”, explica.

O Núcleo de Documentação Histórica (NDH) é o responsável pelo projeto na UFPel. Também participam as instituições Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAG), Centro de Referência da História LGBTQI+ do Rio Grande do Sul, Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre, GT História e Saúde / ANPUH-RS, Casa da Memória Unimed Federação/RS, Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Publicado em 11/08/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus, Covid, Covid-19, NDH, Núcleo de Documentação Histórica, pandemia.