Início do conteúdo

UFPel abre seleção para Residência Pedagógica, para licenciandos e docentes

O Programa Residência Pedagógica da UFPel (RP-UFPel) abriu dois editais voltados para seleção de bolsistas e voluntários. Um deles para estudantes de cursos de licenciatura (os residentes), o outro para professores da escola (os preceptores). A atuação da residência se dará em escolas de ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino.

A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida em uma escola pública de educação básica, denominada “escola-campo”. Nesta escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado “preceptor”. A orientação do residente será realizada por um docente da IES, denominado “docente orientador”.

Edital para Licenciandos

Poderão se candidatar às vagas os discentes com matrícula ativa na UFPel e que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º semestre, dos seguintes Cursos de Licenciatura: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Dança, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Inglês, Letras-Português, Matemática, Música, Pedagogia, Química, Teatro. Há 288 vagas para licenciandos-residentes bolsistas e 72 vagas para licenciandos-residentes voluntários. Os estudantes interessados têm até o dia 23 de agosto de 2020 para realizar a sua inscrição.

Atentar para todos os documentos que precisam ser anexados na inscrição online. O link de inscrição, cronograma e demais orientações estão no Edital Nº 06/2020/PRE, disponível em https://wp.ufpel.edu.br/residenciapedagogica/editais-de-selecao/  ou  https://wp.ufpel.edu.br/pre/2020/08/10/pre-divulga-o-edital-006-2020-selecao-de-alunos-das-licenciaturas-da-ufpel-para-o-rp/.

Outras informações sobre o RP-UFPel estão disponíveis em https://wp.ufpel.edu.br/residenciapedagogica/.

Edital para Professores de Escolas

Este edital de seleção é voltado para professores da rede básica de ensinos fundamental e médio, que farão a supervisão dos estudantes bolsistas em suas atividades, conforme orientado no Edital.  As inscrições ficam abertas até dia 23 de agosto de 2020.

Atentar para todos os documentos que precisam ser anexados na inscrição online.  Há vagas para 36 professores, entre as seguintes áreas/disciplinas: Arte (Artes Visuais, ou Dança, ou Teatro, ou Música), Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia (Alfabetização), Química e Sociologia.

Apenas professores de escolas habilitadas poderão participar da seleção, conforme áreas e escolas descritas no Edital 07/2020/PRE, disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/residenciapedagogica/editais-de-selecao/  ou https://wp.ufpel.edu.br/pre/2020/08/10/pre-divulga-o-edital-007-2020-selecao-de-professores-para-o-rp/.

Outras informações sobre o RP-UFPel estão disponíveis em https://wp.ufpel.edu.br/residenciapedagogica/.