Boletim Meteorológico indica retorno do frio e chuvas de baixo volume

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus. Acesse aqui.

De acordo com o boletim lançado nesta terça (11), o “veranico” terminou nesta segunda-feira (10) e uma frente fria traz chuvas de pouco volume e frio para o restante da semana. No entanto, esse frio não será tão intenso, com temperaturas mínimas próximo a 5˚C e extremos frios de 2 a 3˚C em vales e serras. Durante a tarde as máximas ficarão em torno de 16˚C na zona sul e 20˚C na capital. Entre terça (11) e quarta-feira (12) a metade norte do Rio Grande do Sul continuará com chuvas de fraca e moderada intensidade e algumas pancadas com chance de granizo. No final de semana pancadas de chuva poderão ocorrer no noroeste e norte do RS, incluindo a divisa com Santa Catarina com volumes significativos com acumulados acima de 30 mm.

Previsões e análises
O boletim tem, além da previsão para a semana, a tendência para meados de agosto, a previsão climática para o trimestre agosto-setembro-outubro, Boletim Climático de Inverno e previsão para Inverno 2020.

O conteúdo foi elaborado de forma colaborativa entre o CPMET, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.