UFPel e Ebserh unem esforços para realização de testes de RT-PCR no Hospital Escola

Em mais uma iniciativa ao enfrentamento da COVID-19, a UFPel criou a Unidade de Diagnóstico Molecular RT-PCR para COVID-19. A Unidade faz parte de um projeto de cooperação CDTec/Biotec-HE e realiza diariamente testes de RT-PCR de amostras oriundas do Hospital Escola da UFPel há duas semanas. Os testes de RT-PCR são o “padrão ouro” para o diagnóstico da COVID-19, são recomendados para pessoas com sintomas e podem detectar a presença do vírus SARS-Cov-2 em média até o 10º dia de sintomas.

A unidade entrou em atividade em 17 de julho tendo sua primeira amostra positiva confirmada pelo LACEN em 21 de julho. O exame confirmatório pelo LACEN qualificou o laboratório junto à vigilância epidemiológica para testes de amostras da COVID-19. O início das atividades foi possível depois que todos os processos para qualificação dos espaços, da equipe técnica e das documentações exigidas, foram realizados, afirma o coordenador do projeto, professor Tiago Collares.

Até o presente momento foram realizados testes de amostras de 100 pessoas, entre pacientes e profissionais de saúde do HE.  Com uma média recebida de 10 amostras por dia, o laboratório está qualificado a realizar até 100 testes por dia, número com possibilidade de ser atingido nas próximas semanas em função do aumento do número de casos, afirma o coordenador. “A partir de uma iniciativa 100% pública, estaremos dispostos a colaborar neste enfrentamento o tempo que for necessário buscando agregar projetos de vigilância epidemiológica que possam subsidiar de forma ágil e eficiente a tomada de decisão na gestão em saúde”, afirma Tiago.

Os laudos têm sido emitidos no mesmo dia em que as amostras são entregues pela vigilância epidemiológica ao laboratório de análises clínicas, a fim de proporcionar aos gestores hospitalares, subsídios para tomada de decisão na gestão de leitos e nas medidas preventivas relacionadas à saúde dos trabalhadores.

O Laboratório está situado junto ao Ambulatório “B3” do HE da UFPel e conta com uma equipe de 10 pesquisadores voluntários da UFPel como Biotecnologistas, Virologistas, Biologistas Moleculares, Geneticistas e Farmacêuticos, todos com ampla experiência na técnica de RT-PCR.

Publicado em 06/08/2020, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags CDTec, coronavirus, Covid, Covid-19, EBSERH, Hospital Escola, pandemia.