UFPel conquista 49 bolsas a mais nos programas de de IC e IT junto ao CNPq

O CNPq divulgou hoje os resultados do edital PIBIC para o período 2020-2021. A Universidade Federal de Pelotas foi contemplada com 240 bolsas, um acréscimo de 34 novas bolsas em relação ao ano anterior. Somado ao resultado do edital PIBITI, previamente divulgados, foram captadas 49 novas bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica nos Editais PIBIC e PIBITI do CNPq 2020-2021.

Segundo o coordenador de pesquisa Marcos Britto Corrêa, “este aumento expressivo somado as políticas atualmente vigentes permitiram uma ampla distribuição de bolsas nas diferentes áreas de conhecimento da UFPel, onde apenas 19 docentes que passaram o corte da demanda qualificada em suas áreas não foram contemplados”. Marcos destaca ainda que o resultado reflete o avanço expressivo que a UFPel vem apresentando nas áreas de pesquisa e inovação, com aumento do número de bolsistas de produtividade e reconhecimento de sua produção acadêmica.

O coordenador de inovação Vinícius Campos destacou os resultados e o reconhecimento que a Universidade está tendo. “É um reconhecimento do CNPq às políticas e ações que a UFPel, através da PRPPGI, vem realizando nos últimos anos para a pesquisa e inovação. A UFPel, com a qualidade de pesquisa que produz, merecia esse acréscimo de bolsas para incentivar ainda mais a ciência e o desenvolvimento tecnológico na instituição”, disse.

Para o Pró-Reitor Flávio Demarco, num cenário extremamente adverso, com cortes de recursos e de bolsas, com o país enfrentando a Pandemia, o que levou à suspensão de muitas atividades de pesquisa, é alentador ver o desempenho e o crescimento significativo da UFPel nos editais de Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação Tecnológica (PIBITI). “As bolsas adicionadas são decorrentes das boas políticas de apoio à pesquisa e inovação instituídas na IES (na própria avaliação do CNPq) e resultado da intensa e qualificada atividade desenvolvida nos nossos grupos de pesquisa e Programas de Pós-Graduação. Um reconhecimento a consolidação da UFPel como uma das instituições de liderança científica no país”, afirma.

Os resultados dos Editais PIBIC e PIBITI podem ser conferidos em: https://wp.ufpel.edu.br/prppgi/2020/08/05/prppgi-divulga-resultados-preliminares-dos-editais-pibic-e-pibiti/

Publicado em 06/08/2020, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Pesquisa Pós-Graduação e Inovação, PIBIC/CNPq, PIBITI, PRPPGI.