Início do conteúdo

Arqueologia – Praça histórica de Rio Grande é tema de exposição virtual

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio (17),  o Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos da UFPel e a Furg, no âmbito do Liber Studium – Laboratório de Arqueologia do Capitalismo, realizam a Exposição Arqueológica Virtual “Um lugar Chamado Geribanda”. Nela, são apresentados os cotidianos da Praça Tamandaré, antiga Praça da Geribanda, a partir do olhar da Arqueologia, que se volta para a valorização das narrativas das diversas pessoas que convivem na praça e suas maneiras de ocupar aquele espaço.

O trabalho objetiva promover o patrimônio cultural de Rio Grande, a partir desta praça que é considerada como importante para a história da cidade. Serão abordados os trabalhos desenvolvidos, desde 2014, pela Arqueologia na Praça Tamandaré e seus resultados, como uma forma de divulgá-los e promover uma troca de conhecimentos com a comunidade rio-grandina. “Esperamos que esta exposição provoque reflexões sobre as vivências que se estabeleceram e ainda se estabelecem na nossa praça”, dizem os organizadores da mostra.

Link da exposição virtual: https://projetogeribanda.wixsite.com/expovirtual  .

Ela foi realizada pelo Liber Studium – Laboratório de Arqueologia do Capitalismo no âmbito do Projeto de Extensão “Entre vozes e ecos: uma Arqueologia do cotidiano da Praça da Geribanda”, em parceria com o Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (UFPel). Teve apoio do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen, da Secretaria de Município da Cultura de Rio Grande, do Diretório Acadêmico de Arqueologia (FURG), do Ponto de Cultura ArtEstação (Rio Grande) e do Laboratório de Estudos em Antropologia Biológica, Bioarqueologia e Evolução Humana (FURG).