Exposição mostra máscaras personalizadas com obras dos Museus da UFPel

Já pensou em usar uma máscara que retrate “A Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo”? Ou uma pintura de Leopoldo Gotuzzo? Quem sabe com os animais do Bioma Pampa? Item indispensável nos tempos de pandemia, as máscaras ganharam toques de personalização e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou uma exposição de moldes de máscaras que valorizam as obras de arte e itens históricos que estão nos Museus da Universidade.

A Rede de Museus da PREC/UFPel solicitou aos museus da Universidade – e também da cidade – que enviassem imagens marcantes dos seus acervos para ilustrar os moldes de máscaras para essa exposição virtual, tornando assim esse acessório tão importante nos dias de hoje uma forma de divulgação da arte, da ciência e da cultura do município e da região.

Participam da mostra virtual Museu do Doce, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), Museu de História Natural Carlos Ritter, Museu da Baronesa, Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais, Museu Histórico Farroupilha e Pinacoteca Matteo Tonietti.

Veja aqui a galeria de máscaras e informações sobre cada obra.

A iniciativa faz parte da proposta “Minha Máscara”, que integra o projeto “Tão Longe, Tão Perto”.