Livro com resultados do projeto OBEDUC-PACTO/UFPel está disponível em formato digital

Está disponível para download grátis a obra “Estudos sobre Aquisição da Escrita, Formação Docente e Práticas de Alfabetização”, publicado pela Editora Oikos. O livro reúne os principais resultados de pesquisas e de práticas de ensino desenvolvidas durante a vigência do projeto de pesquisa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental)”.

Identificado pela sigla Obeduc-Pacto/UFPel, o projeto foi conduzido no âmbito do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita da Universidade Federal de Pelotas (GEALE/UFPel) e financiado pelo programa Observatório da Educação/CAPES (Edital 049/2012).

Além dessa, há outras publicações e registros do projeto que podem ser localizados aqui.

Ao longo de sua realização (2013-2019), o projeto contou com o trabalho de estudo e pesquisa de estudantes da pós-graduação em Educação e de diferentes cursos de graduação (Pedagogia, Letras, Matemática, Design, Ciência da Computação, Cinema) além da participação de professoras da educação básica de seis escolas-parceiras (três em Pelotas e três em Porto Alegre). Na Faculdade de Educação, estiveram envolvidas diretamente com as atividades de orientação e formação as professoras Marta Nörnberg (coordenadora geral do projeto), Ana Ruth Miranda e Gilceane Porto.