Início do conteúdo

Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade informa sobre matrícula por cota étnico-racial durante a pandemia

O Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal de Pelotas (NUAAD/UFPel) informa que, em virtude da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional decorrente da Covid-19, a avaliação da autodeclaração étnico-racial, realizada por meio do procedimento de heteroidentificação, será realizada após a retomada, pela UFPel, das atividades presenciais. Assim, a matrícula do(a) candidato(a) ingressante nas modalidades de cotas étnico-raciais tem caráter provisório e está condicionada ao resultado do procedimento de heteroidentificação.

Essa característica de a matrícula ser provisória é inerente ao acesso por cotas étnico-raciais na UFPel. A peculiaridade decorrente da pandemia de coronavírus é que, em virtude do implemento do calendário alternativo e das aulas on-line, o período de tempo de vigência da matrícula provisória é incerto.

Assim como ocorre em diversas atividades e na própria vida de todos neste momento, não há certezas sobre o futuro. Desta forma, não há previsão de data para retomada da normalidade no convívio social, nas atividades presenciais na UFPel e, portanto, na realização dos procedimentos de heteroidentificação, que são essenciais para a efetivação das políticas de ações afirmativas de modalidade étnico-racial.

O NUAAD informa também que isso se aplica tanto para as matrículas na graduação como na pós-graduação. Os Programas de Pós-Graduação da UFPel que realizarem seleção enquanto as atividades presenciais estiverem suspensas deverão enviar a demanda referente às cotas étnico-raciais para o NUAAD, quando a UFPel retomar as atividades presenciais.