Covid – Terapia Ocupacional atende populações em vulnerabilidade

O Laboratório de Práticas Emancipatórias e Territoriais (LAPET), vinculado ao curso de Terapia Ocupacional, coloca-se como um coletivo que articula ensino, pesquisa e extensão de forma que a prática produza teoria e a teoria informe a prática. A finalidade das ações é transformar a vida das pessoas e a sociedade, tomando a educação como principal ferramenta de trabalho e o cotidiano como meio e objeto para compreender e assistir as pessoas em seus territórios de pertencimento.

Em todo o planeta, o cotidiano das pessoas foi drasticamente alterado com a pandemia da COVID-19, sendo a Terapia Ocupacional a profissão privilegiada a estudar, criar e transformar os cotidianos de sujeitos e coletivos em vulnerabilidades.

Por isso, o LAPET organizou suas atividades de forma remota, mantendo seu objeto e ferramentas de ação.  No campo da extensão, os projetos buscam discutir os processos de trabalho dos trabalhadores dos serviços essenciais, utilizando das tecnologias para conectar as pessoas. Participam dos projetos os trabalhadores dos seis Centros de Atenção da Assistência Social (CRAS) do município de Pelotas e os Agentes Comunitários de Saúde do bairro Dunas. Ainda, moradoras e trabalhadoras do Dunas estão sendo convidadas a narrar suas histórias de vida, como parte do cuidado à subjetividade, acolhida e aproximação às demandas atuais dessas mulheres.

Estão previstas outras ações de extensão, como rodas de conversas com terapeutas ocupacionais, com o objetivo de fomentar discussões sobre  a prática desses profissionais em tempos de crise. Os projetos de pesquisa em andamento estão ligados às propostas de extensão ocorridas antes e durante a pandemia. As investigações utilizam metodologias participativas e incluem o desenvolvimento de instrumentos juntamente com trabalhadores dos campos da saúde e da educação, visando a formação e construção de conhecimento com esses participantes. Além disso, um mapeamento de pessoas com sofrimento mental do bairro Dunas está sendo realizado para estruturar intervenções e apoio condizente às necessidades do território.

O grupo de estudos e de discussão de práticas semanal passou a ter encontros virtuais durante a pandemia e continua sendo a principal ação de ensino do LAPET. Outras ações online voltadas tanto a docentes quanto a estudantes de todo o curso, como a oficina de produção, edição de vídeos e imagens, mini curso de revisão sistemática e métodos qualitativos de coleta e análise de dados, estão sendo desenvolvidas.

Inaugurado no início de 2019, o LAPET conta com a coordenação de três docentes e 15 alunos do curso de Terapia Ocupacional, sendo 4 bolsistas de extensão e 1 bolsista de ensino. Para saber mais sobre Terapia Ocupacional e as ações do Laboratório basta acessar as  redes sociais Instagram @lapetufpel e Facebook https://www.facebook.com/lapetufpel/.

A coordenação é dos professores Luciana Cordeiro, Diego Almeida e Éllen Ricci.