Início do conteúdo

Boletim Meteorológico indica tempestades e novo ciclone extratropical

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus. O material desta semana aponta a chegada de um novo ciclone extratropical, que traz tempestades e rajadas de vento de 80 a 100 km/h na quarta-feira (8). Acesse aqui.

De acordo com o boletim, a partir da madrugada de terça-feira (7) tempestades severas vão se formar no norte do Rio Grande do Sul e se propagam no decorrer do dia para as áreas da Serra gaúcha, central, capital e litoral norte do RS. Essas tempestades podem gerar rajadas maiores que 100 km/h em alguns pontos e chuvas de forte intensidade com volumes maiores que 20 mm/h e acumulados totais de até 100 mm. Além disso, essas tempestades vão gerar muitas descargas elétricas atmosféricas com chance de ocorrência de granizo.

Na quarta-feira (8), ventos se intensificarão na zona sul e litoral do Rio Grande do Sul devido à formação de um novo ciclone extratropical. As rajadas de vento podem ultrapassar 80 km/h nas regiões de Rio Grande, Cassino, Capilha, Santa Vitória do Palmar, Chuí e São José do Norte.

Nas áreas de Pelotas, Jaguarão, Porto Alegre, São Lourenço do Sul, Camaquã, Tramandaí e Torres as previsões indicam rajadas entre 60 km/h e 80 km/h.

Devido à passagem do ciclone extratropical, as ondas do mar poderão alcançar entre dois e três metros de altura no litoral rio-grandense entre quarta e quinta-feira. O mar segue agitado até sexta-feira com ondas próximo à 1,5m.

Temperatura
Ao final de quarta-feira uma massa de ar frio oriunda da Argentina reduz as temperaturas em todo o Rio Grande do Sul. As temperaturas mínimas ficarão abaixo de 3˚C nas regiões da campanha, zona sul, oeste e central; abaixo de zero grau nos pontos de coxilhas e serra e abaixo de 8˚ no noroeste, capital e litoral. Geadas intensas estarão presentes em boa parte do estado.

Previsões e análises
O boletim lançado nesta segunda-feira (6) tem, além da previsão para a semana, a tendência para meados de julho, a previsão climática para o trimestre julho-agosto-setembro, links para artigos a respeito do ciclone extratropical, Boletim Climático de Inverno e análise do tempo severo de 30 de junho de 2020 no sul do Brasil.

O conteúdo foi elaborado de forma colaborativa entre o CPMET, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.