Curso de Farmácia ultrapassa marca de 6 mil litros de álcool gel produzidos.

Desde meados do mês de março, o Curso de Farmácia da UFPel engajou-se nas ações de enfrentamento da covid-19. Inicialmente, a equipe de professores do curso realizou a adaptação de uma linha de produção, com a instalação de equipamentos e adequação de espaços físicos, objetivando a produção de álcool gel para suprir as necessidades, especialmente, do Hospital Escola da UFPel. O apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento e da Pró-Reitoria Administrativa da UFPel foi fundamental para o estabelecimento e andamento do projeto. Durante os meses iniciais, com o desabastecimento mundial de matérias-primas, a equipe precisou testar e escalonar diversas formulações, trazendo um importante desafio para a manutenção da produção durante o período.

Desde a metade de maio, com equipamentos em pleno funcionamento, disponibilidade contínua de matérias-primas, e com a participação imprescindível de voluntários (professores e alunos) nas escalas de trabalho, pôde-se manter uma produção semanal de, aproximadamente, 480 litros (416 Kg) de álcool gel. Até o momento, já foram produzidos mais de 6 mil litros de álcool gel, o que equivale a cerca de 5,2 toneladas do produto.

No entanto, este quantitativo, embora elevado, não representa a total capacidade de produção do Curso. Caso seja necessário, e haja fornecimento contínuo de matéria-prima, o Curso de Farmácia da UFPel poderá viabilizar uma produção diária de aproximadamente 960 litros (em torno de 825 kg), após adequação de recursos humanos na escala de trabalho.

Além da produção de álcool gel, e mesmo com o pequeno número de docentes, o Curso de Farmácia está engajado em duas outras frentes, ligadas à atenção básica à saúde e ao desenvolvimento de um novo método de diagnóstico para a doença, que se encontram em fase inicial de execução, mas representam importantes contribuições no enfrentamento à pandemia.

Publicado em 03/07/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus, Covid-19, Curso de Farmácia, Farmácia.